Search
COP-10

Deputado Marcus Vinícius assegura que a fome no país não está associada à produção de tabaco

Líder da subcomissão em defesa do setor produtivo do tabaco na AL repudia a perseguição aos produtores de fumo
Foto: Divulgação | Assessoria Deputado Marcus Vinícius (PP)
Foto: Divulgação | Assessoria Deputado Marcus Vinícius (PP)

Na manhã deste sábado (29), o deputado federal e líder da subcomissão do setor produtivo do tabaco na Assembleia Legislativa do RS, Marcus Vinícius de Almeida (PP), concedeu entrevista ao programa Esquina Democrática da Rádio Acústica FM. Na oportunidade foram tratados os assuntos referentes ao setor do tabaco.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Neste ano ocorre a 10ª Conferência das Partes da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco (COP10), a cadeia produtiva se mobiliza em busca de representação no evento, que discute o futuro do segmento. A subcomissão em defesa do setor do tabaco apresentará um relatório à bancada gaúcha da Câmara Federal e a diversos ministérios.

“Vamos detalhar os números da cadeia produtiva, a relevância da proteção aos agricultores e empresas geradoras de diversos empregos. O propósito é reunir, condensar, tudo o que foi levantado nas audiências públicas que realizaremos em diversas microrregiões do Estado”, disse Marcus Vinícius.

O parlamentar destacou a perseguição do produtor de tabaco por meio do governo. De acordo com Almeida, a publicação divulgada pelo Ministério da Saúde que diz: “O plantio do tabaco destrói a renda das famílias e do meio ambiente”. Segundo ele, essa é uma “campanha cheia de desinformação e fake news”.

Atualmente a produção do tabaco ocupa 240 mil hectares no Brasil, sendo 128 mil famílias, detalha o deputado. Ele afirma que a produção do fumo não pode ser associada com a fome no país sendo que a produção de alimentos no Brasil possui capacidade de alimentar mais outros países.

De acordo com o deputado uma audiência deve acontecer em Camaquã durante o mês de agosto.

Confira a entrevista na íntegra: 

Tags: Agricultura, cop-10, Fumo, Tabaco