Search
Política

Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes

Medida visa reduzir as inundações através de espaços mais permeáveis para retenção da água

Adotado com sucesso em diversas cidades da China, entre outras ao redor do mundo, como Berlim, Copenhague e Nova York, o modelo de gestão denominado “cidade-esponja” busca absorver a chuva e diminuir o escoamento superficial. A água absorvida pode ser armazenada, limpa e reutilizada, como mecanismo sustentável de redução de enchentes e alagamentos.

Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes
Deputado propõe modelo “cidade-esponja” para minimizar enchentes. Foto: Divulgação

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Com base nesse conceito, o deputado Gustavo Victorino apresentou, na Assembleia Legislativa (AL), o Projeto de Lei Nº 144/24 que dispõe sobre a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle de enchentes e alagamentos, aplicando o modelo “cidade-esponja” nos investimentos e convênios celebrados pelo Estado junto aos municípios.

Conforme o parlamentar, a medida visa reduzir as inundações através de espaços mais permeáveis para retenção da água, diminuir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem, bem como garantir maior autossuficiência hídrica ao estado com o reabastecimento das águas subterrâneas, aumentando assim, o volume de águas pluviais naturalmente filtradas.

Para implementação do sistema, o deputado Gustavo Victorino propõe investimentos em pavimentação permeável, teto verde, jardins de chuva – com vegetação que retenha a água-, bueiros ecológicos, entre outros.

Tags: enchentes, Rio Grande do Sul, RS