Search
[adsforwp-group id="156022"]
projeto de lei

Deputado protocola proposta de lei que proíbe a entrada e o uso de celular em sala de aula

Gustavo Victorino concedeu entrevista ao programa Primeira Hora desta quinta-feira (15)
Foto: Reprodução | Acústica FM
Foto: Reprodução | Acústica FM

Em entrevista ao programa Primeira Hora, desta quinta-feira (15), o deputado Gustavo Victorino (Republicanos) falou sobre o projeto lei que proíbe o ingresso e uso de telefone celular nas salas de aula das escolas estaduais, protocolado na Assembleia Legislativa. De acordo com o parlamentar, objetivo é potencializar o processo educativo, diminuir a dispersão dos alunos e “retomar a autoridade dos professores em sala de aula”.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Victorino ressalta que existe uma lei que proíbe o uso do aparelho, no entanto, não está sendo cumprida. E o seu projeto de lei impede a entrada do aluno com o celular em salas de aulas, restrição essa que já vem sendo aplicada na rede de ensino não só em outros estados do Brasil, mas em vários outros países diante de comprovados estudos sobre as graves consequências no aprendizado e saúde mental de crianças e adolescentes.

Questionado sobre as opiniões contrárias a lei proposta, o deputado disse que uns dos argumentos é que o “celular é a arma do aluno contra o professor militante de esquerda”. Segundo ele, o aluno possuir celular para monitorar o professor é um “distorção muito perigosa”.

O parlamentar argumentou a proposta ressaltando estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alertam para os riscos associados ao tempo excessivo de exposição às telas. Além da preocupação ampliada pela Unesco no Relatório de Monitoramento Global de Educação de 2023, que destaca os prejuízos para os alunos como menores índices de curiosidade, autodisciplina, estabilidade emocional, além de maiores níveis de ansiedade e depressão.

 

Tags: Educação, Lei, uso de celular