Anunciado na última segunda-feira (19), o maior lucro líquido do Banrisul é uma marca histórica muito positiva para os gaúchos. O desempenho, de R$1,05 bilhão em 2017, agradou o governador José Ivo Sartori. “Isso reafirma a constante busca do Banrisul por ser um banco moderno e sustentável. Em 90 anos de existência, já apresenta um resultado mais do que positivo, e queremos o mesmo para o Estado avançar com sustentabilidade e modernizar os processos”, celebrou Sartori no programa Governo e Comunidade desta semana.
O governador também parabenizou a atual gestão do banco. “Quero cumprimentar o presidente Luiz Gonzaga, os diretores e todos os funcionários por estes resultados, que também refletem o novo momento que vive o Rio Grande do Sul.” Sartori acrescentou que o Estado vem enfrentando seus problemas e aos poucos avança para um futuro melhor.
Inclusão social
Também nesta semana, o governador assinou, junto da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, um acordo de cooperação com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), para ampliação do Programa de Oportunidades e Direitos (o POD Socioeducativo), que atende jovens da FASE. “É um ato muito significativo para a reinclusão social desses jovens e adolescentes. Através dessa parceria, vamos aumentar para 1.100 o número de vagas, dando mais oportunidade a eles de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho”, afirmou Sartori.
O projeto vem apresentando bom rendimento. “Para se ter uma ideia, a cada cem meninos e meninas que ingressam no programa e permanecem nele por um ano, 92 não voltam para a criminalidade. Isso é uma nova maneira de administrar, sem preconceitos e unindo forças com todas as instâncias de governo e setores da sociedade”, define o governador.
Educação
Outra parceria firmada pelo governo foi com instituições de ensino superior e técnico para elaboração de projetos de reforma e modernização da energia elétrica em escolas estaduais. “Esse projeto, que envolve uma força-tarefa do Estado, é liderado pelas secretarias de Planejamento, Educação e Obras, junto a universidades. Além de encontrar solução aos problemas de estrutura da energia, vai oportunizar que jovens que estejam se formando tenham estágios remunerados. Serão 75 vagas nos 497 municípios”, explicou Sartori. “A Educação é uma das áreas essenciais do nosso governo, e estamos buscando atende-la com os recursos disponíveis. Para isso, precisamos da colaboração de todos”, finalizou.
Com duração de cinco minutos, o programa Governo e Comunidade trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo. É gravado na Rádio Web Piratini e veiculado aos sábados por emissoras de rádio gaúchas.