Search
SAÚDE

Desidratação: médica destaca a importância de cuidados com a saúde em dias de calor

Com temperaturas elevadas, a desidratação tornou-se uma das principais causas de internação hospitalar
Desidratação: médica destaca a importância de cuidados com a saúde em dias de calor
Desidratação: médica destaca a importância de cuidados com a saúde em dias de calor. Foto: Acústica FM

Neste sábado (08), o programa Tua Saúde, apresentado pela enfermeira Fábia Richter na Rádio Acústica FM, trouxe um tema de grande relevância: “Cuidados com a Saúde em dias de Calor”. A comunicadora recebeu a médica Luana Mânica, do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), para discutir como enfrentar as altas temperaturas que estão previstas para os próximos dias, com máximas que podem chegar a 40 graus e os efeitos da desidratação.

Com a previsão de calor intenso na Costa Doce, a conversa se concentrou na desidratação e nas medidas que todos podem adotar para se proteger. Dra Mânica alertou que a desidratação é uma condição séria, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. Ela mencionou que a demanda por atendimento na emergência pode aumentar em até 30% devido a casos de desidratação e outras complicações relacionadas ao calor, como gastroenterites e queimaduras solares.

Entre as principais orientações dadas pela médica, a ingestão de líquidos foi a mais enfatizada. Luana recomendou que as pessoas aumentem sua ingestão diária de água, especialmente em dias quentes, e evitem alimentos pesados e hipercalóricos. Frutas e legumes, ricos em água, foram sugeridos como opções saudáveis para ajudar na hidratação.

Nesta edição, o programa também abordou a importância de se proteger do sol também foi abordada. O uso de protetor solar e roupas com proteção UV, além de chapéus de aba longa para proteger a cabeça e o pescoço, foram destacados como medidas essenciais para evitar os efeitos nocivos do sol.

Confira o alerta da médica Luciana Mânica sobre a desidratação

 

Tags: Calor, Desidratação, Saúde