O Presídio Estadual de Camaquã iniciou as obras de ampliação para receber novos apenados. Com atuais 94 vagas, a unidade poderá abrigar mais 54 detentos do regime fechado a partir de maio de 2018. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) vistoriou nesta quinta-feira (28) a construção de R$ 900 mil, que conta com recursos da Vara de Execuções Criminais (VEC) das comarcas de Camaquã, Tapes, Barra do Ribeiro e São Lourenço do Sul.
Serão cerca de 220 metros quadrados de área construída. O projeto prevê sete celas, com espaço para oito apenados cada. A obra é de responsabilidade da construtora Gomes Dull e conta com mão de obra partilhada: além dos funcionários da empresa, detentos também foram contratados para trabalhar.
Conforme o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP) da Susepe, Angelo Carneiro, haverá aumento funcional após a conclusão da obra. “Com a entrada da nova turma de agentes penitenciários do concurso de 2017/01, o DSEP estuda a lotação dos servidores, principalmente nas casas prisionais em processo de ampliação”, afirmou.
O diretor da casa prisional, Luiz Alberto Tavares, informou que o presídio atende presos de 14 municípios da região. O estabelecimento ainda tem o apoio do Conselho da Comunidade na administração das verbas para executar obras.