Search
[adsforwp-group id="156022"]

Dia “D” de combate à gripe tem baixa adesão em Camaquã

img_15887_foto_1.jpg

O Dia “D” de mobilização da campanha de vacinação contra a gripe, que ocorreu no último sábado (12) em todo o país, teve baixa adesão em Camaquã. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município, na manhã desta segunda-feira (14).

A meta da campanha, que iniciou em 16 de abril, e vai até 1º de junho, é de imunizar 90% do público alvo. Até o momento, Camaquã alcançou apenas 40% deste total, menos da metade do previsto.

Conforme a enfermeira Carla Severo Poschi, responsável pelo setor de imunização da secretaria de Saúde, foram aplicadas 380 doses da vacina no sábado. “A adesão foi baixa, principalmente de crianças, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)”, afirma. Ainda conforme a profissional, não houve formação de filas em nenuhma das unidades. 

As unidades de saúde do Centro Social Urbano (bairro Viegas), Posto de Saúde Telmo Marder (em frente ao hospital), Posto de Saúde da Carvalho Bastos e a sede da Secretaria de Saúde (lado do INSS), funcionaram entre 8h e 17h, sem fechar ao meio dia, para atender a população. Na iniciativa privada, o valor cobrado pela dose no ano passado ficou em torno de R$ 120.

Público Alvo

– Idosos a partir de 60 anos

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

– Trabalhadores da saúde

– Professores das redes pública e privada

– Povos indígenas

– Gestantes

– Puérperas (até 45 dias após o parto)

– Pessoas com doenças crônicas (asma, diabetes…) ou com imunossupressão, mediante apresentação de atestado médico que comprove a condição.