A primeira etapa da Campanha Nacional Contra o Sarampo ocorre no período de 10 de fevereiro até dia o 13 de março de 2020. Será realizado a atualização da caderneta de vacinação nas faixas etárias de 5 a 19 anos de idade. O dia D ocorre no dia 15 de fevereiro.
Diante do risco de contágio do vírus amarílico no RS, a orientação do PNI/MS é o reforço da dose da vacina febre amarela para pessoas que receberam a dose antes de completar cinco anos de idade, independente, da idade em que a pessoa procurar o serviço. Isso ocorre devido aos problemas envolvendo baixas coberturas vacinais de HPV.
Conforme dados da Secretária de Saúde do estado do RS, 245 mil crianças e jovens dessa idade não estão protegidos contra a doença. Desde agosto de 2019, 82 casos de sarampo foram confirmados no estado. Um para cada quatro casos registrados foi em pessoas nessa faixa etária.
Em Camaquã, no próximo sábado (15), a vacinação ocorrerá no posto de saúde da Carvalho Bastos, na Secretaria de Saúde, Centro Social Urbano (CSU) e no posto Telmo Marder.