Mais de 250 pessoas participaram do Dia de Campo Regional, nesta quarta-feira (13), na Colônia da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), no município de Camaquã. O encontro é uma realização do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com a AUD.
Durante a abertura o presidente do Irga, Claudio Pereira, afirmou o compromisso do instituto com o setor arrozeiro. “Trabalhamos junto com as entidades do setor com o intuito de trazer soluções para a crise, nós temos que olhar para o campo e para a política”. Pereira destacou o trabalho da pesquisa do Irga, na rotação de culturas com o desenvolvimento da cultivar de soja e os trabalhos na lavoura de milho.
Para o presidente da AUD, Antônio Longaray, é muito importante atividades como esta que mostram ao produtor todas as novidades para a lavoura. “Nós precisamos de instituições como o Irga, que trabalham junto com o produtor e trazem as tecnologias tão necessárias para a nossa agricultura.”
O trabalho desenvolvido pelo Irga na propriedade foi demonstrado em cinco das sete estações de visitação. Os ensaios de arroz híbridos foram demonstrados na primeira estação. Logo após, os produtores conheceram as ações de pesquisa da autarquia em melhoramento genético. Na terceira estação técnicas de manejo de arroz irrigado. A irrigação de milho e soja em áreas de várzea foi apresentada na quarta estação. Já na sexta estação foi apresentado o cultivo de milho em terras plantas. As estações foram apresentadas por técnicos do Irga.
O município de Camaquã, localizado na Planície Costeira Interna do Estado, semeou nesta safra 47.702 hectares de arroz e a região plantou 138.422 hectares do cereal. E em rotação com o arroz a região plantou 47.954 hectares de soja.