Search
Comércio

Dia dos Namorados: 50,3% dos entrevistados na Pesquisa da Fecomércio-RS devem comprar presente na data

Pesquisa aponta que nível pretendido de gasto em 2025 deve ser maior que na data em 2024

Pesquisa de intenções de compras realizada pela Fecomércio-RS indica que metade dos gaúchos (50,3%) devem comprar presentes no Dia dos Namorados. O número médio de presentes deve ser de 1,23 e o gasto deve ser, em média, de R$271,30, com homens gastando mais (R$ 335,3) que as mulheres (R$ 214,46), também em média. Entre os entrevistados que compraram presente no ano passado, 45,6% devem gastar o mesmo que em 2024 e 37,9% devem gastar mais ou muito mais neste ano; 16,5% gastarão menos ou muito menos.

Foto: Foto: Arquivo | Acústica FM
Foto: Foto: Arquivo | Acústica FM

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A pesquisa da Fecomércio-RS utiliza a técnica de entrevista probabilística estratificada. Para traçar o comportamento de compra, foram realizadas 385 entrevistas, presencialmente, em pontos de fluxo da principal cidade de cada Região Intermediária do Estado – Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana – entre 11 e 26 de abril de 2025.

O levantamento traz os segmentos preferidos entre quem vai presentear: Vestuário (44,4%), Perfumes e Cosméticos (26,2%), Chocolates (10,9%) e Calçados (10,1%). Lojas físicas do centro das cidades despontaram como o principal tipo de estabelecimento para as aquisições, citadas por 51,9% das pessoas. Na sequência, aparecem shopping centers (24,4%) e as lojas online, com 23,1% das preferências, enquanto lojas de bairro apresentaram 5,5%. Entre os entrevistados que presentearam no ano passado, 32,2% afirmaram que irão repetir a compra na mesma loja onde compraram em 2024.

Os entrevistados também foram questionados sobre fatores levados em consideração no momento de decidir sobre a loja em que será adquirido o presente. Os aspectos mais citados foram qualidade do produto (47,8%) e preços/ofertas (44,7%). Em seguida, aparecem atendimento (21,0%) e promoções (12,2%). A pesquisa também aponta que 59,7% devem comemorar o Dia dos Namorados de 2025 com um evento especial. Destes, 50,9% irão optar por almoçar/jantar fora e 35,2% irão proporcionar um almoço/jantar especial em casa.

“A pesquisa traz indicadores importantes que podem ser ferramenta para embasar as estratégias de vendas dos comerciantes nesta importante data comemorativa”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. “Segmentos preferidos, a lembrança pelas lojas físicas, a fidelização entre quem vai repetir o local de compra do ano passado, e a procura equilibrada por qualidade e preço são pontos a prestar atenção. Depois de um ano em que a data ficou em segundo plano pelo contexto das enchentes, o movimento do Dia dos Namorados tem de ser aproveitado, e nossa pesquisa é um guia importante para o varejo não perder oportunidades de venda e de reforço de caixa.”, sublinha.

A pesquisa completa pode ser consultada AQUI.

Tags: dia dos namorados, Economia, Fecomércio-RS, Pesquisa