Search
[adsforwp-group id="156022"]

Dia mundial da atividade física: você conhece todos os benefícios desta rotina?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os benefícios obtidos pela prática de atividades físicas para a saúde já são amplamente conhecidos. Podemos destacar o aumento da força muscular, melhora da qualidade do sono, redução dos índices de colesterol e triglicérides, assim como benefícios para a saúde mental.

Todos os anos, no dia 6 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física promove a conscientização para a importância da prática moderada e regular de exercícios para a saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 a 300 minutos, no mínimo, de atividade aeróbica por semana para adultos saudáveis e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Para te incentivar a começar ou manter a prática de atividades físicas, colocamos abaixo alguns benefícios ocultos da atividade física:

Redução dos riscos de doenças cardiovasculares

A rotina sedentária está relacionada a várias doenças que aumentam o risco de problemas cardiovasculares. A falta de atividade física favorece o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem de sangue, compromete o funcionamento do coração e pode levar ao infarto, além do risco de provocar acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.

Ampliação da resposta imunológica das vacinas

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revelou que o exercício físico regular está associado ao aumento da resposta imunológica à vacina contra a Covid-19, que tende a diminuir ao longo do tempo.

A pesquisa contou com a participação de 748 pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Na análise, foram investigadas a associação entre a atividade física e a presença persistente de anticorpos específicos contra o coronavírus no organismo.

Dos 748 pacientes analisados (sendo 421 ativos e 327 inativos), as taxas de positividade de anticorpos IgG e neutralizantes foram significativamente maiores para os indivíduos ativos do que para os inativos


Bem-estar e relaxamento

Além dos ganhos para a saúde física, a atividade física também promove a sensação de bem-estar e relaxamento.

O movimento também está associado ao aumento do nível de fatores relacionados ao desenvolvimento e manutenção dos neurônios. O exercício físico auxilia na liberação da neurotrofina (BDNF), que é uma proteína importante para a manutenção e sobrevivência dos neurônios.

Os benefícios incluem ainda o aumento dos níveis de neurotransmissores, como a serotonina, que auxilia na regulação do humor, apetite e sono e que também está associado à sensação de relaxamento.

As atividades físicas podem trazer ainda melhorias para as relações sociais, com o aumento da autoestima e da confiança, além de uma melhora da regulação emocional. Especialmente aquelas que podem ser praticadas em grupo

Controle da ansiedade

Um estudo conduzido por pesquisadores da Suécia e dos Estados Unidos, publicado no periódico Frontiers in Psychiatry, aponta que o exercício físico regular pode reduzir em até 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade.

Embora os impactos positivos da atividade física em relação à ansiedade já sejam conhecidos, os pesquisadores destacam que fatores como a importância da intensidade do exercício, os mecanismos específicos para homens e mulheres e a duração dos efeitos permanecem desconhecidos.

De modo geral, os fisicamente ativos tiveram um risco significativamente menor de desenvolver ansiedade durante o acompanhamento em comparação com os que não esquiavam. O grupo dos esportistas incluiu 197.685 pessoas, com idade média de 36 anos, sendo 38% mulheres.