Search
[adsforwp-group id="156022"]

Dia Mundial do Livro: CEOs e empresários indicam livros para inspirar lideranças de sucesso

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O
hábito de ler livros é uma das principais características em comum de bons
administradores e empreendedores. Por meio de diversas obras é possível
conhecer a experiência de executivos renomados, descobrir estratégias, se
preparar para as dificuldades e desenvolver um pensamento mais assertivo para o
mercado. Em celebração ao Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril,
líderes de empresas brasileiras recomendam leituras que podem ajudar a
fortalecer a carreira de quem está começando. Confira abaixo as sugestões
que podem inspirar trajetórias de sucesso:

Fritz
Paixão, CEO da CleanNew,
franquia especializada em blindagem e higienização de estofados,
 recomenda a obra ‘O monge que vendeu sua Ferrari’, de Robin Sharma. “O
livro retrata a história de um advogado poderoso que vendeu uma um exemplar do
carro e foi conhecer os monges do Tibete. Por meio de metáforas, o escritor
conduz a uma reconstrução interior para que possa despertar a verdadeira força
motivadora dos grandes empreendedores”, explica. 

Ellen
Fernandes, fundadora e CFO da Red
Fitness
, rede de academias, indica a obra de Geraldo Rufino, ‘O
Catador de Sonhos’. “O livro conta a história de um empresário visionário que
começou como catador de latinhas, ensinando tudo o que precisamos saber sobre
otimismo, superação e determinação. Indicação ótima para novos empreendedores”,
conta a executiva.

Para
João Paulo Albuquerque, sócio-fundador e diretor de expansão do Buteco Folks, rede de
botecos que proporciona entretenimento e boas experiências em cidades
interioranas, o livro “Alchemy. The Dark Art and Curious Science of Creating
Magic in Brands, Business, and Life”, do autor Rory Sutherland, é a
indicação perfeita. “Este livro me marcou muito. O autor traz uma perspectiva
bem interessante sobre a correlação que existe entre percepção e a realidade e,
por meio de diferentes histórias dentro do mundo dos negócios que exploram o
comportamento humano e suas decisões, ele mostra o poder do apelo ao
subconsciente”, explica. 

Já o
Dr. Edson Ramuth, CEO do Emagrecentro,
franquia de emagrecimento saudável e estética corporal com metodologia
comprovada e certificada internacionalmente, recomenda o livro ‘A Startup
Enxuta’ de Eric Ries. “Este livro é um guia prático para empreendedores que
desejam criar produtos e empresas bem-sucedidos de forma rápida e eficiente.
Eric Ries apresenta uma metodologia para desenvolvimento de produtos, chamada
“Lean Startup”, que se baseia em testes e experimentações constantes
para descobrir o que funciona e o que não funciona no mercado. O livro é uma
leitura essencial para quem deseja empreender de forma inteligente e
estratégica”, comenta Ramuth.

A
microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, SPA Express, tornou-se
uma das maiores do país com mais de 50 operações. A CEO, Luciana Piquet,
recomenda a leitura do livro ‘O Jeito Harvard De Ser Feliz’, do autor Shawn
Achor. “O livro me inspira a ser melhor como ser humano e como líder, dando
ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia dos negócios”.

Para
o sócio-fundador e CEO da
Magnólia Papelaria
, Fillipe Janiques, as obras de Phill Knight,
“A Marca da Vitória”, e Rony Meisler, “Rebeldes tem Asas”, estão em sua mesa de
cabeceira. “Sou apaixonado por biografias de empreendedores que obtiveram relevância
e sucesso em suas áreas de atuação. Nada melhor do que se inspirar em pessoas
de destaque para conseguirmos compreender melhor as dificuldades e desafios da
jornada de empreender”, explica. 

Já o
CEO da Lavô,
Angelo Max Donaton, recomenda a leitura do livro “Antifrágil: Coisas que se
beneficiam com o Caos”, do escritor libanês Nassim Nicholas Taleb. “O
livro se desenvolve mostrando como erros e fatores de estresse são
oportunidades de melhorar a vida e o negócio, provocando reflexões acerca do mundo
contemporâneo e das razões pelas quais a humanidade precisa de pessoas que
assumam riscos. A ideia central é que possamos lidar com situações difíceis sob
uma outra perspectiva e que, ao invés de se desesperar diante delas, possamos
tirar grandes proveitos e enxergar as boas oportunidade”, destaca. 

Flávio
Gagliardi, fundador e CEO do Mr.
Cheff
, indica o livro “A Marcha das 20 Milhas”, do autor Jim
Collins. “O livro fala sobre determinação e espírito de urgência. O que mais me
chama atenção nesta obra é a mensagem sobre andar para frente todos os dias sem
olhar o que está acontecendo ao seu redor, sabendo onde e como se quer chegar.
A meta de uma empresa não está baseada apenas no crescimento e sim em
lucratividade e, para isso, é necessário ter determinação e ir conquistando
pequenos objetivoa todos os dias”, comenta


Gare Marques, sócio-fundador e diretor de marketing da Mais1.Café, maior rede
de cafeterias do Brasil, recomenda a leitura do livro “Dê propósito: Coloque a
intenção certa no seu trabalho e preencha sua rotina de satisfação e
significado”, escrito por João Branco. “Acho que o livro e o autor trazem uma
visão interessante sobre ser feliz no trabalho. Com um foco direcionado à
satisfação pessoal, considerando o desenvolvimento das habilidades para
construir uma carreira que valorize os talentos de cada profissional”,
afirma. 

De
acordo com Pedro Elero, sócio-fundador e CEO da Folks Pub, maior rede de pub sertanejo do
país, o livro “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, escrito por Michael D.
Eisner, é a base da cultura organizacional da franquia e, por isso, não poderia
ficar de fora de uma lista de indicações. “A obra revela como a Disney foca em
seus clientes, os quais são chamados de convidados, norteando assim todos os
processos, pessoas e estratégias para a satisfação e o encantamento. Essa forte
cultura gera muito valor e diferencial competitivo para as empresas”,
comenta. 

Roger
Righi Coelho, sócio-fundador e diretor de expansão da Le Petit Macarons, primeira
boutique brasileira especializada no doce francês macaron, recomenda a leitura
do livro “Rebeldes têm Asas”, que conta a história da marca Reserva e foi
escrito por Rony Meisler e Sergio Pugliese. “A obra traz uma excelente visão de
um empreendedor apaixonado em como criar uma marca que transcende a empresa. É
sinônimo de adoração pelos criadores, funcionários, clientes e tantas outras
pessoas. Vale a pena conhecer a história por trás de uma das marcas mais
bacanas em termos de engajamento”, comenta.

Amauri
Sales de Melo, sócio-fundador e diretor executivo da Home Sushi Home, rede de
delivery de comidas orientais e havaianas, indica a leitura do livro “As cartas
de Bezos: 14 princípios para crescer como a Amazon”, escrito por Steve
Anderson. “Pelo livro é possível extrair os diversos insights de como pensa um
grande empreendedor e tirar lições importantes para o mundo dos negócios”,
explica. 

Para
impulsionar grandes sonhos, Camila Miglhorini, fundadora e CEO da Mr Fit, rede pioneira em
fast-food de alimentação saudável no Brasil, traz como sugestão a leitura da
obra “Seja Obcecado ou Seja Mediano”, de Grant Cardone. Segundo a executiva,
esse livro é uma ótima ferramenta para ajudar empreendedores a alcançar o
sucesso profissional. “Como diz Grant, estamos no meio de uma epidemia de medianidade
e, se você quiser alcançar outro patamar na carreira, é necessário saber
instrumentalizar a obsessão para decolar”, compartilha. 

Por
sua vez, Guilherme Mauri, CEO da Minha
Quitandinha
, rede de minimercados autônomos, reforça a
importância da obra “Os Quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google. O Segredo dos
Gigantes da Tecnologia”. De autoria de Scott Galloway, o livro conta os
bastidores das marcas mais influentes dos dias atuais. “O escritor tem a
habilidade de nos levar para dentro dessas empresas, nos ajudando a entender as
principais práticas que as levaram a ter sucesso e, assim, conseguir aplicá-las
em nosso dia a dia”, pontua.

Com
mais de 15 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, “Os 7 hábitos das
pessoas altamente eficazes” é a sugestão de Vinícius Orsi, CTO da Take, startup que atua
na operação de smart vending coolers (geladeiras inteligentes) de bebidas
alcoólicas e não alcoólicas. A obra escrita por Stephen R. Covey analisa e
explica os princípios responsáveis por concretizar ações bem-sucedidas. “Como
profissional, acredito no desafio da evolução constante. Para que isso
aconteça, precisamos ter uma rotina eficaz a partir de hábitos bem
estabelecidos”, explica. 

Para
Gustavo Cardamoni, presidente da
Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil
, o livro “Mais
Esperto que o Diabo: o mistério revelado da liberdade e do sucesso” é uma ótima
leitura. Escrita por Napoleon Hill, a obra narra uma entrevista realizada pelo
autor com a figura que se autodenomina “Sua Majestade”. “A obra nos faz
refletir sobre o nosso próprio potencial e habilidades, além de revelar truques
mentais que podem ser utilizados tanto na vida pessoal como no mundo dos
negócios”, revela. 


Henrique Galvani, COO e sócio-fundador da Arara Seed, primeira plataforma de equity crowdfunding para
startups do agronegócio, indica “O Lado Difícil Das Situações Difíceis” como
imprescindível para a cabeceira de qualquer empreendedor. “O livro de autoria
de Ben Horowitz compartilha aprendizagens sobre como lidar com as pressões e
responsabilidades inerentes à administração de um negócio. No final das contas,
as empresas são pessoas e processos. Na obra, o autor explica sobre a
importância de gerenciar todos os desafios com honestidade”, comenta. 

Para
Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex,
referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina
para a indústria, uma ótima sugestão é “A Mente do Empreendedor: os 100 hábitos
e comportamentos dos mais bem-sucedidos empresários do mundo” de Kevin D.
Johnson. “Uma das ideias que mais me impactam no livro é a de que nenhum plano
de negócio sobrevive ao primeiro contato com um cliente. Ou seja, precisamos
trabalhar para o cliente, levando em conta suas principais dores e
necessidades”, explica. 

Com
a intenção de melhorar cada dia mais os seus próprios hábitos, Gabriel Concon,
fundador e CEO da Pizza
Prime
, rede de pizzarias 100% brasileira, traz a indicação do
livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen R. Couey. “Essa
obra é um grande incentivo para mudanças de hábitos, principalmente quando cita
lições importantes para a rotina, como, por exemplo, para ser criativo: comece
com um objetivo em mente, crie sinergia com as situações e procure compreender
para depois ser compreendido”, compartilha Concon. 

Regina
Jordão, CEO da rede de depilação
Pello Menos,
indica “Criando Experiências Lucrativas” como
fundamental para os dias de hoje. “O livro é da autoria de Pedro Horta e Anibal
Maini e é um verdadeiro compilado de experiências que auxilia todo empreendedor
nas estratégias para impulsionar o negócio. A obra me ajudou a entender como
administrar a lucratividade, como interpretá-la e como direcioná-la da melhor
forma. Além de me ajudar também a entender a importância do marketing digital
para melhorar a experiência de compra do cliente, e como expandir os negócios”,
explica.

O
sócio-fundador da Maria
Brasileira
, maior rede de limpeza residencial e empresarial do
país, Eduardo Pirre, sugere o livro “happycracia”, dos autores Edgar Cabanas e
Eva Illouz. A obra aponta para a realidade sobre a indústria da felicidade, em
que a alta produtividade, felicidade e vida de sucesso são vendidas como uma
fórmula. “Inúmeros estudos demonstram o quanto essa indústria pode afetar de
maneira negativa a saúde mental das pessoas e esse livro serve como um grande
guia para sempre me lembrar que não existe um padrão e sim a realidade de cada
pessoa, o que deixa tudo mais fácil para entender e até mesmo aceitar situações
que não temos controle”, afirma. 

Roberson
Alvarenga, sócio-fundador e CEO da Help
Multas
, a maior franquia de recursos de multas do Brasil,
indica a obra “Sonho Grande”, da autora Cristiane Correa. O livro disserta
sobre os empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e suas
fórmulas de gestão na história do capitalismo brasileiro. “A leitura me ajudou
a tirar a faixa que eu tinha nos olhos, o que me possibilitou acreditar nos
meus sonhos e correr atrás deles, chegando às conquistas que tive até aqui”,
compartilha.