Search
[adsforwp-group id="156022"]

Diretor da Divisão de Trânsito esclarece dúvidas sobre alterações em Camaquã

img_10008_foto_1.jpg

O diretor da Divisão de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura e Transportes de Camaquã, Gilberto Funke, esclareceu dúvidas da população em entrevista concedida à Acústica FM. Respondendo indagações sobre as mudanças que estão sendo realizadas no trânsito do município, Gilberto esclarece que tudo já foi pensado e planejado com antecedência. “É utilizada uma planta baixa, e todo o planejamento é responsável, pois envolve a vida das pessoas”, complementa.

O objetivo das mudanças de trânsito é para que haja mais facilidade de fluxo de veículos e pedestres. A alteração de fluxo na Sete de Setembro com a Marechal Floriano foi em função do perímetro nervoso na parte central da cidade. Proibindo os motoristas de fazer a conversão à esquerda na Sete de Setembro, os motoristas precisavam fazer a manobra na Rua Pinheiro Machado, e a área era de difícil movimentação.

As equipes responsáveis pelas obras verificaram o local e fizeram levantamentos, a fim de realizar a obra com excelência. Com a permissão de conversão, motoristas e profissionais, como taxistas, têm mais facilidade de fluxo.

Os redutores que ali eram colocados anteriormente, não são mais permitidos, em função das normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTP) e a Contran, assim como os quebra-molas. Em último caso, não havendo outra solução, os órgãos avaliam o caso e permitem a colocação, caso contrário, continua proibido seu uso.

As sinaleiras de pedestres instaladas na Avenida Olavo Moraes estão com problemas de sincronização, em relação aos semáforos. Para resolver o problema e evitar eventuais acidentes, o diretor da Divisão de Trânsito afirma que será feita uma manutenção e reavaliação nestes materiais. A confirmação da data de entrega das obras, segundo Funke, só pode ser informada com precisão pelo secretário de Infraestrutura e Transportes, Rafael de Moura.

O projeto “Trânsito Seguro” está sendo realizado geralmente nas quartas-feiras. A abordagem educativa é realizada por agentes de trânsito, e, segundo o diretor, esta medida é uma forma de fortalecer a gestão.

Em relação ao videomonitoramento, várias reuniões com a Brigada Militar, Secretaria da Administração e representantes de demais órgãos responsáveis estão sendo realizadas. Uma comitiva de Camaquã irá reunir-se com o comandante geral da Brigada Militar no dia 16, para que o mesmo coordene uma equipe capaz de instalar com precisão os equipamentos.

Gilberto ressalta que, para que sejam efetuadas todas as mudanças necessárias, há uma série de procedimentos e recursos que levam certo tempo para serem concluídos, mas que já são estudados. Além do trabalho dos órgãos responsáveis, Funke pede que os motoristas ajam com prudência, colaborem e obedeçam às leis e à sinalização.