O Programa Primeira Hora desta quarta-feira (07), recebeu o diretor da Divisão Municipal de Trânsito de Camaquã, agente Souza. Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o diretor falou sobre as alterações no trânsito da área central do município. Ele cita a colocação de redutores de velocidade, modificações nos sentidos de ruas e a regulação de semáforos.
O diretor destacou que a rótula instalada recentemente é parte de um esforço para organizar melhor o fluxo de veículos. Ele explicou que muitos motoristas ainda estão confusos sobre as regras de preferência ao entrar na rótula, o que tem gerado problemas:
“O veículo que já estiver dentro da rótula tem a preferência”, enfatizou Souza, ressaltando a importância de seguir as sinalizações reforçadas recentemente.
Entre as mudanças mais significativas, Souza mencionou a transformação da Rua Sete de Setembro, que passará por uma grande reestruturação, incluindo a retirada de canteiros e postes, além da instalação de semáforos em todas as esquinas até a Rua Bento Gonçalves:
“Será uma mudança drástica no trânsito, com a criação de uma ‘maré verde’ para melhorar a fluidez”, explicou.
Souza também falou sobre as medidas para reduzir a velocidade e aumentar a segurança em pontos críticos, como a Rua Cristóvão, próximo à rodoviária, e na interseção com a Rua Manuel, locais com histórico de acidentes. Ele mencionou a colocação de redutores de velocidade e a possibilidade de instalação de radares, que ainda estão em fase de estudo devido aos altos custos envolvidos.
Durante a entrevista, ouvintes participaram com perguntas e sugestões, destacando a importância de contínuas avaliações e ajustes para adaptar as mudanças às necessidades da comunidade. Souza agradeceu o apoio da população e garantiu que a Divisão de Trânsito está empenhada em fazer as adaptações necessárias para melhorar a segurança e a fluidez do trânsito em Camaquã.
O diretor encerrou a entrevista anunciando que mais mudanças estão por vir, reforçando o compromisso de seu departamento com a melhoria constante do trânsito na cidade. “A intenção é melhorar para todos, do pedestre ao condutor”, concluiu Souza.