Search
[adsforwp-group id="156022"]

Distimia: a depressão sobre a qual ninguém fala

Divulgação
Divulgação

As questões de saúde mental ainda são um assunto tabu , principalmente em certos setores da sociedade. Está melhorando, mas não tão rápido quanto eu gostaria. Também não há financiamento suficiente para tratar problemas de saúde mental no NHS. Nos EUA é ainda pior!

Nunca foi tão importante prestar atenção à sua saúde mental do que agora. O Covid-19 e o bloqueio tiveram um impacto enorme em todos.

Se você não acredita em mim, considere o trágico caso de  Nikki Grahame da  fama do Big Brother . Esta linda e brilhante mulher tragicamente perdeu sua batalha contra a anorexia  por causa do bloqueio. Sua mãe culpou os efeitos do bloqueio como a gota d’água.

Embora não tenha ajudado essa pobre alma, há suporte e conhecimento sobre distúrbios alimentares por aí.

Também há muita discussão sobre ansiedade, depressão, transtorno bipolar e até transtorno de personalidade limítrofe . O que os artigos e as mídias sociais não discutem, no entanto, é a distimia ou transtorno depressivo persistente. É por isso que vou explicar os sintomas da distimia na esperança de que isso possa encorajá-lo a procurar ajuda se sentir que está afetado.

O que é distimia?

A distimia é uma depressão, normalmente leve a moderada, que dura muito tempo. Em adultos, o período mínimo é de dois anos e um ano para crianças e adolescentes.

Escusado será dizer que este é um longo, longo tempo para ter um humor continuamente baixo. É por isso que seu nome agora é Transtorno Depressivo Persistente (PDD).

Para piorar, você pode realmente sofrer um ou mais períodos de depressão maior enquanto tem PDD. Esta condição é “depressão dupla”. Muito incrível hein? A depressão é ruim o suficiente por si só e agora pode ser duplicada?

Por durar tanto tempo, é considerada uma condição separada, embora haja sobreposição entre os sintomas de distimia e os sintomas de depressão. Expliquei os sintomas da depressão em detalhes aqui se você quiser compará-los.

Por que devo me preocupar com a distimia

É uma boa pergunta, e há 2 partes para a resposta. Em primeiro lugar, porque sentir-se de leve a moderadamente horrível por anos pode ter um impacto real em sua vida. Você pode sentir que está lidando com isso porque vai trabalhar, sua casa está arrumada, você está em um relacionamento etc., mas se você for como eu, não está aproveitando ao máximo essas coisas.

Sintomas de distimia

Sentindo-se para baixo, triste ou vazio. Isso pode não ser extremo, é só quando você pensa sobre isso que percebe que está sempre lá.

Perda de interesse em sua vida diária. Você para de querer fazer coisas que costumava gostar e fica ansioso. Para mim, isso é assar e jogar no meu console.

Sentindo-se sem esperança. Ter pensamentos “qual é o ponto?, eu não posso fazer x melhor”

Cansaço e falta de energia. Isso é vago, eu sei. Você pode ter uma doença física, fadiga crônica, pode dar de ombros como sendo preguiçoso. Você não deve ter energia o tempo todo, no entanto.

Baixa auto-estima, sensação de que você não pode fazer nada certo, constantemente se colocando para baixo.

O problema de concentração é muitas vezes chamado de névoa cerebral. Você sente que seu cérebro está se movendo muito devagar ou está envolto em algodão.

O que fazer

Se esses sintomas o afetaram, consulte seu médico. Pode não ser tão fácil quanto um diagnóstico normal de depressão porque, como expliquei acima, esses sintomas podem se aplicar a várias doenças. Um diagnóstico de distimia pode ser um processo de eliminação com testes descartando causas físicas primeiro.

Se você for diagnosticado com distimia , seu médico provavelmente sugerirá medicamentos. Isso pode ser assustador, mas leia meu artigo sobre por que acho que vale a pena considerar.

Eles também podem sugerir uma terapia de fala como a TCC. Infelizmente, no NHS há uma grande espera por isso, então verifique se a empresa em que você trabalha oferece algum programa de aconselhamento por meio de um pacote de assistência ao funcionário. Muitos o fazem, e é uma boa maneira de obter ajuda mais rapidamente.

Tente dormir a mesma quantidade de sono todas as noites. Vá para a cama e levante-se no mesmo horário, mesmo nos finais de semana. Admito que este é um que eu luto para alcançar.

Você também deve tentar construir algum exercício em sua rotina. Eu sei que você provavelmente não sente vontade, mas realmente ajuda. Tente começar com uma curta caminhada enquanto ouve sua música, audiolivro ou podcast favorito e veja como você se sai.

Por fim, mantenha contato com familiares e amigos. Você precisa de apoio e eles podem impedi-lo de afundar mais em seus sentimentos de cansaço, desesperança e falta de interesse pela vida. Não importa o quanto eu me sinta mal, um abraço sempre me faz sentir melhor, mesmo que seja apenas meio por cento.