Em entrevista ao vivo na Acústica FM na manhã desta segunda-feira (05), a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) de Camaquã, Joseane Longaray, e a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica), Diele Amaral, apresentaram os dados oficiais do pleito.“Organizamos a eleição há mais de um ano. O número de eleitores foi surpreendente. Temos que ampliar nossa estrutura para aproxima eleição”, avalia Joseane.
Segundo a presidente do Condica, a eleição se estendeu até às 17h15 do último domingo (04): “A gente teve um pouco mais de trabalho no final do pleito, pois muitos eleitores não eram de Camaquã, ou o título eleitoral não estarem em situação regular”, destaca Diele.
A primeira eleição unificada para conselheiros tutelares do Brasil definiu neste domingo (04) os profissionais que vão atuar no país. Em Camaquã o Condica foi o responsável pelo pleito, e a votação foi aberta às 8h, na sede da STDS. No total, 15 candidatos concorreram a cinco vagas.
Marcado por longas filas de espera, o pleito contou com apenas três urnas de papel e um único computador para consultar situação do eleitor, o que atrasou ainda mais as votações. Em alguns casos, o tempo de espera na fila para votar foi superior à uma hora. Ao todo, 1314 eleitores participaram do pleito, com 1310 votos válidos. Em dois casos os eleitores anularam o voto, e em outros dois votaram em branco.
O município de Tapes divulgou os dados por volta de 20h do mesmo dia da votação. Diferente de Camaquã, o Rio Grande do Sul foi um dos Estados que teve a apuração mais ágil e transparente, pois contou com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RS.
Lista de classificação dos candidatos eleitos:
1º – Viviane Quevedo – 160 votos
2º – Maria de Fátima Peres – 153 votos
3º – Andreia Lucimari Santos Alves – 150 votos
4º – Solange Owicki Kenne – 146 votos
5º – Aline da Silva Flores – 117 votos
Lista de classificação dos candidatos suplentes:
6º – Carlos Tiago Serrate – 109 votos
7º – Solaine Uebel de Barros – 86 votos
8º – Cristiane Ramos Farias – 76 votos
9º – Jussara Nesia Hubner Figueiredo – 62 votos
10º – Andreia Correia Silveira – 61 votos
11º – Andreia de Moura – 53 votos
12º – Marizabete Correa da Silva – 52 votos
13º – Camila de Souza Amaral Geri – 37 votos
14º – Ane Elise Miranda – 33 votos
15º Felipe Pereira da Silva – 15 votos