O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para alteração de tráfego no km 100 da BR-290/RS, nas proximidades da região das ilhas, para realização de serviços das obras da Nova Ponte do Guaíba. A mudança acontece a partir de hoje (18) até a próxima quarta (25), entre 20h e 6h.
Neste ponto, será feito um desvio da pista sentido Capital-interior para a pista oposta, que irá operar em mão e contramão. O local estará devidamente sinalizado. Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas têm expectativa de liberar o tráfego de veículos na travessia ainda em novembro ou dezembro deste ano. Na passagem pela capital, o ministro anunciou ainda a homologação de novo calado do Porto de Rio Grande e visitou o canteiro de obras da extensão da pista do aeroporto Salgado Filho.
Na nova ponte, o ministro, autoridades locais e engenheiros da construtora percorreram o canteiro de obras, incluindo o ponto mais alto da travessia, que fica a 40 metros de altura em relação ao nível do Guaíba. A nova ponte é três vezes mais alta do que a antiga para que navios passem pelo trecho sem obstáculos como ocorre atualmente. A partir da liberação do tráfego até o fim do ano, restará inconclusa apenas a alça de acesso às vilas Tio Zeca e Areia, onde ainda precisam ser transferidas 460 famílias. O trabalho de realocação atrasou devido à pandemia pela dificuldade de reuniões e audiências de conciliação.