O município de Dom Feliciano comemora seus 61 anos de emancipação política. O evento que marca a passagem da data ocorre na noite desta segunda-feira (09), com show da Banda Indústria Musical no Parque Almirante Negro, com entrada gratuita.
Com aproximadamente 15 mil habitantes, Dom Feliciano é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 30º42`15″ sul e a uma longitude 52º06`27″ oeste, estando a uma altitude de 154 metros. Sua população estimada em 2010 era de 14.380 habitantes.
O município faz parte da bacia hidrográfica do rio Camaquã. O nome originou-se como Colônia devido à grande população descente de imigrantes poloneses (aproximadamente 90%), recém-chegados no ano de 1891, mais tarde passando para Dom Feliciano.
O nome atual homenageia o primeiro Bispo Gaúcho, que ao final da Revolução Farroupilha se encontrava junto a sua família em Encruzilhada do Sul; distrito povoado de São Feliciano, cujo nome era uma homenagem a um Santo Italiano. Assim teve seu topônimo alterado para o atual. Quando criada a Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Feliciano, que até então era padre, foi elevado a Bispo para assumir a direção da Arquidiocese.