Search
[adsforwp-group id="156022"]

Duas escolas rurais de Camaquã terão acesso à água potável

img_11876_foto_1.jpg

A Escola Municipal Rui Barbosa e a Escola Estadual Indígena Yvya Poty, ambas de Camaquã, agora terão acesso à água potável. Elas estão entre as 165 escolas rurais em 71 municípios do estado. Com um investimento de R$ 3 milhões, a iniciativa faz parte do Programa Água Para Todos – Universalização de Acesso à Água nas Escolas Rurais do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio Piratini, com a presença do governador José Ivo Sartori e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Para o governador, a iniciativa significa importantes mudanças de vida para muitas pessoas. “O acesso à água é um direito. Apesar da crise, é fundamental seguir fazendo tudo que é possível para garantir o atendimento das necessidades básicas da população”, disse.

O ministro Osmar Terra destacou o compromisso assumido pelo governo federal. “Esta ação mostra a importância e a prioridade do governo em oferecer água potável para os alunos. Queremos resolver este problema e levar a qualidade de vida para toda a comunidade escolar do Rio Grande do Sul”, afirmou.

“Com esta iniciativa, levamos qualidade para dentro das escolas rurais. Não vamos apenas beneficiar os municípios, mas também a vida de diversos estudantes”, destacou a secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann.

Com capacidade para armazenar 52 mil litros, as cisternas são construídas com placas de cimento e pode garantir o acesso à água por oito meses, beneficiando aproximadamente 12 mil pessoas, entre estudantes e funcionários.

Participaram da cerimônia o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha; o secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; além de prefeitos e representantes de diversos municípios do estado.

Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Também foi assinada a liberação de recursos pelo Ministério do Desenvolvimento Social para órgãos estaduais, especialmente as unidades prisionais e programa sociais do Estado, pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), no valor de R$ 10 milhões. A iniciativa faz parte do convênio nº 004/2014-Sesan, celebrado entre a União, via Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

A assinatura ainda contempla o fornecimento de alimentos para as 17 unidades prisionais dos municípios de Charqueadas, Osório, Montenegro e Porto Alegre, também efetuado pelo PAA. A estimativa é que as entregas dos mantimentos iniciem no próximo mês de setembro.