Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) cumpriram três dias de compromisso em Brasília. Na oportunidade, os gestores ouviram do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Santos Filho, que há a expectativa da liberação de mais 90 km da duplicação da BR-116 até o final de 2019.
De acordo com o deputado federal, Daniel Trzeciak, o aumento da quantidade de quilômetros liberados ocorre devido ao recurso de R$ 100 milhões, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro na inauguração da BR-116. Santos Filho ainda afirmou que a duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021.
O gestor do Dnit ainda destacou que, além da BR-116, o departamento também tem como prioridades no Estado o contorno de Pelotas, o contorno de Santa Maria e a ponte do Guaíba. Ao todo, sete ministérios receberam os prefeitos da Azonasul para tratar sobre saúde, educação, infraestrutura, turismo, cidadania, agricultura, desenvolvimento regional e segurança pública, todos com foco nos municípios da Zona Sul.