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Duplicação da BR-116 ficou R$ 61 milhões mais cara em um ano

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Cinco anos e meio já se passaram desde que as primeiras máquinas foram avistadas no trecho da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. A obra deveria ter sido concluída em dois anos.

A maior dificuldade é obter os recursos necessários para retomar os trabalhos num ritmo adequado. Além disso, quanto mais tempo a duplicação demora para ser inaugurada, mais cara ela fica.

Em 2012, a previsão de investimento para duplicar 211,22 quilômetros (sem contar o contorno de Pelotas) era de R$ 868,9 milhões. Hoje, cálculos atualizados apontam que a obra custará R$ 1,3 bilhão, um aumento de R$ 478,3 milhões.

Já foram investidos R$ 791 milhões desde 2012. Para concluir a duplicação faltam ainda R$ 556 milhões.

De abril de 2017 até março de 2018, a obra ficou R$ 61 milhões mais cara. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), não ocorreram alterações nos projetos que justificassem um aumento no valor da obra. Ocorreu apenas o reajustamento dos contratos.

A duplicação da BR-116 vai receber R$ 99,5 milhões em 2018. Ou seja, do que vai se gastar neste ano, 60% será só para pagar os reajustes. Detalhe que, em setembro, os contratos terão novo reajuste.

Se analisarmos os seis anos que tiveram repasse de dinheiro para a duplicação, somente em três, 2013, 2014 e 2015, o valor investido foi superior a R$ 60 milhões.

E 2018 entraria neste levantamento, pois o governo federal separou só R$ 42,7 milhões para a obra. O que diferenciou o ano de 2018 foi a mobilização dos parlamentares gaúchos, que conseguiram destinar mais R$ 56,8 milhões de emendas impositivas para a duplicação.

O baixo ritmo das obras, junto com o reajustamento, faz com que até o percentual de execução diminua. Dados atualizados indicam que a duplicação está 58,7% pronta. Esse percentual havia chegado a 60%.

Com 58,7% das obras concluídas, a duplicação está paralisada em mais da metade dos nove lotes. Por isso, os recursos liberados para 2018 serão investidos naqueles que estão em andamento: o 4 (Camaquã), o 5 (Camaquã), o 6 (Cristal) e o 7 (São Lourenço do Sul).

Montante investido na duplicação da BR-116:

2012 – R$ 23 milhões

2013 – R$ 180 milhões

2014 – R$ 366 milhões

2015 – R$ 136 milhões

2016 – R$ 35 milhões

2017 – R$ 48 milhões