A Intel recebeu muitas críticas quando anunciou que daria suporte ao DirectX 9 para seus gráficos dedicados em um renderizador da Microsoft chamado D3D9On12 , que também pode ser definido como uma camada de tradução do DirectX 9 para DirectX 12 .
O uso de tradutores é desaprovado na computação do consumidor porque muitos percebem que a consequência será uma perda de desempenho, mas no contexto que nos preocupa, as coisas não são tão lineares quanto parecem. Nos videogames, não é incomum ver títulos antigos que funcionam pior em hardware de última geração do que um computador de dez ou doze anos atrás, e isso porque o software está, simplificando muito, muito ligado ao hardware de sua época .
No contexto da execução de jogos mais antigos (principalmente DirectX 9 e anteriores) em hardware mais recente, usar tradutores pode ser uma boa maneira de “enganar” e obter melhores resultados. Por exemplo, com o D3D9On12 mencionado acima, as instruções do DirectX 9 são traduzidas dinamicamente para o DirectX 12, então basicamente a API que está funcionando é a última. Como consequência, é possível que o jogador perceba uma experiência melhor e até uma melhora real no desempenho (sim, estamos falando de mais FPS).
No entanto, a Intel pode não ter encontrado a chave optando por D3D9On12 em vez de DXVK, o renderizador (ou tradutor) orientado para o Wine que é responsável por traduzir as versões 9, 10 e 11 do Direct3D para o Vulkan. Nossos leitores regulares já sabem que o DXVK é um dos pilares do Steam Deck (e Linux Gaming em geral), e embora tenha o foco no Wine, também pode funcionar no Windows , então o canal RandomGaminginHD do YouTube decidiu coloque-o à prova para descobrir que traz melhorias ao usá-lo com um Intel Arc A750.
RandomGaminginHD supostamente viu melhorias em alguns títulos com DirectX 9. Por exemplo, com GTA IV ele tinha uma taxa de quadros de pouco menos de 60 usando D3D9On12, mas com DXVK ele viu esse número subir para 123fps. Outro título testado foi The Elder Scrolls: Oblivion, que teve uma média de 200fps com DXVK .
Diferente foi a experiência com uma versão estável inicial de The Witcher 3 , que usa DirectX 11 em vez de DirectX 9. Aqui RandomGaminginHD disse que viu uma perda de cerca de quatro quadros por segundo ao usar DXVK em comparação com a execução nativa. DirectX 11 (Intel Gráficos de arco têm suporte nativo para esta API), mas também notou que se sentia melhor ao jogar e que a experiência era “menos” conflitante, apesar da perda de quadros.
Lembramos que os gráficos dedicados Intel Arc não possuem suporte nativo para DirectX 9, portanto, essa melhoria de desempenho fornecida pelo DXVK não é comparada à execução nativa da API, mas usando D3D9On12 . Se esses resultados forem confirmados e sustentados ao longo do tempo, ficaria claro que a Intel apostou no cavalo perdedor, então seria sensato que a empresa considerasse usar DXVK em vez de D3D9On12, já que o primeiro, pelo menos por enquanto, parece ser uma tecnologia mais madura.