Search
ECONOMIA

Economista analisa impactos do retorno de Trump na economia e no agronegócio brasileiro

Antonio da Luz, da Farsul, aponta benefícios e incertezas para o Brasil e possíveis mudanças no Mercosul

As promessas de Donald Trump, que retorna à Casa Branca, são claras, mas ainda não se sabe como serão efetivadas no novo governo. Os Estados Unidos é o segundo maior destino das exportações gaúchas, atrás da China. Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antonio da Luz falou dos possíveis impactos do novo governo Trump no agronegócio brasileiro.

Economista analisa impactos do retorno de Trump na economia e no agronegócio brasileiro
Economista analisa impactos do retorno de Trump na economia e no agronegócio brasileiro. Foto: Acústica FM

Segundo o economista, Trump levou à presidência o personagem “hollywoodiano” e foi bastante impositivo nas relações internacionais, com uma série de posturas que foram contribuíram para o agronegócio brasileiro. Ele disse que não há um acordo oficial com Brasil, devido ao Mercosul, o que deixa a situação instável neste momento.

Questionado sobre um possível rompimento entre países do Mercosul para novos acordos:

“Independente de Milei para a Argentina é melhor sair do Mercosul, assim como para o Brasil também. Somos um mercado pequeno, estamos há 33 anos abraçados e não fizemos acordos com ninguém”, fala da Luz sobre acordos entre Mercosul e demais economias globais.

O economista destaca que o Brasil tem muito a se beneficiar, se Trump retornar com o mesmo sistema realizado no governo anterior. Ele enfatiza que a situação depende de uma visão madura do novo presidente sobre projetos e impactos econômicos.

Confira a fala do economista sobre o retorno de Donald Trump

Tags: Brasil, Economia, Trump