Search
[adsforwp-group id="156022"]

Eduardo Leite oferece vaga de vice ao MDB-RS

Foto: Carla Garcia  MDB-RS
Foto: Carla Garcia MDB-RS

Em mais um gesto para buscar o apoio, a cúpula tucana e dessa vez também o pré-candidato ao governo do RS pelo PSDB, Eduardo Leite, se reuniram com a direção do MDB gaúcho na sede do partido em Porto Alegre.

Pela segunda vez consecutiva em uma semana, o presidente emedebista Fábio Branco reafirmou a pré-candidatura do deputado Gabriel Souza ao Piratini. A reunião ocorre, após Leite praticamente acertar o apoio do União Brasil de Luciano Bivar durante o final de semana.

Do MDB, além do presidente Fábio Branco participaram o ex-governador Germano Rigotto, o ex-ministro Luis Roberto Ponte, o presidente da Famurs, prefeito Paulinho Salerno, e o presidente da JMDB-RS, Ivan Maurina. Pelo PSDB, acompanharam Leite o presidente da sigla, deputado Lucas Redecker, o chefe da Casa Civil Artur Lemos Júnior e o deputado estadual Mateus Wesp. 

Há 10 dias o PSDB do RS ofereceu a vaga de vice também para o MDB, que tem como pré-candidato ao governo o deputado estadual Gabriel Souza. Na semana passada, por sua vez, como contrapartida à aliança nacional entre MDB e PSDB, a executiva nacional emedebista aprovou um indicativo de apoio ‘sem imposição’ à coligação com os tucanos no RS, com a sigla abrindo mão aqui da candidatura própria. No entanto, há forte resistência dentro do MDB gaúcho a uma composição, tanto entre lideranças como de movimentos internos. Em razão do impasse, Branco convocou o diretório para, no próximo domingo, 10, decidir que rumo a legenda vai tomar.

Confira a íntegra da nota do MDB

A pedido do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), o presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, recebeu na manhã desta segunda-feira, 4 de julho, na sede estadual, uma comitiva de representantes do PSDB para dar continuidade ao diálogo iniciado oficialmente entre as duas legendas no dia 23 de junho.
No encontro, ex-governador reiterou o desejo dos tucanos de comporem com os emedebistas uma possível aliança que dê sustentação ao projeto de desenvolvimento em curso no Rio Grande do Sul, projeto esse iniciado no Governo Sartori e mantido no Governo Leite. Ao lado de alguns líderes do MDB, Fábio Branco sustentou a pré-candidatura do MDB ao Palácio Piratini através do nome do deputado Gabriel Souza. Reforçando as raízes democráticas do partido, Branco disse ainda que faz parte da essência da legenda debater, ouvir e construir. “Respeitamos a iniciativa do PSDB. Conversar faz parte do processo político e democrático”, observou Branco.