Search
Política

Eleitores gaúchos correm risco de cancelamento do título

Aproximadamente 307 mil eleitores precisam regularizar a situação

No Rio Grande do Sul, aproximadamente 307 mil eleitores correm o risco de ter seus títulos cancelados se não regularizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral até a próxima segunda-feira (19). O processo de adequação é simples e pode ser realizado tanto de forma digital quanto presencial.

Eleitores gaúchos correm risco de cancelamento do título
Foto: Divulgação/TSE

Títulos de eleitores correm o risco de serem cancelados

Dados do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), divulgados por GZH, apontam que até quarta-feira (14), 7.752 eleitores já cumpriram as exigências, porém 306.797 ainda precisam se ajustar. Essa pendência recai sobre os chamados “canceláveis”, aqueles que não compareceram às urnas ou justificaram sua ausência nas três últimas eleições, considerando cada turno como uma votação distinta.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A regularização está disponível pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo portal do TRE-RS, no aplicativo e-Título ou até mesmo pelo WhatsApp, através do número (51) 2312-2015. O pagamento das multas, quando aplicável, pode ser efetuado por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário, enquanto o procedimento em si não possui custo.

O cancelamento do título acarreta uma série de restrições, como a impossibilidade de votar, solicitar passaporte, emitir nova carteira de identidade, matricular-se em instituições públicas, obter empréstimos, participar de concursos e acessar benefícios do INSS.

Tags: eleitor, Política, Rio Grande do Sul, título