O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou, na quarta-feira (28), uma carta dirigida ao povo brasileiro e à comunidade internacional na qual contesta o resultado das eleições presidenciais de 2026 e anuncia que pretende liderar a oposição política brasileira a partir dos Estados Unidos. O documento foi divulgado após sua chegada a Miami, na Flórida.

Inicialmente, versões da carta divulgadas por aliados apresentavam Flávio como o “verdadeiro presidente eleito do Brasil”, apesar da derrota no segundo turno para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma publicação posterior na rede social X, o senador alterou o texto e passou a se definir como “líder do Brasil”. Ao menos quatro versões do documento circularam, com mudanças na redação e no brasão utilizado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/b/f/bz4AygSLmNOAQ8z9gnMQ/flavio-carta.jpg)
Na carta, Flávio volta a questionar a votação e atribui o resultado a uma suposta fraude eleitoral. Entre os argumentos apresentados, ele critica a decisão que permitiu a continuidade da votação até as 19h, em Brasília, em seções eleitorais que ainda estavam abertas às 17h. O senador, porém, não apresentou provas que sustentem as acusações.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula foi reeleito presidente da República com 64.256.232 votos, o equivalente a 51,79% dos votos válidos. Flávio Bolsonaro recebeu 59.826.041 votos, correspondentes a 48,21%. A vitória de Lula foi anunciada pelo presidente do TSE no domingo (25).
O senador também direcionou críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando perseguição política e restrições à atuação da oposição. No documento, agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ao presidente da Argentina, Javier Milei, além de mencionar medidas judiciais relacionadas à entrega de seus passaportes no âmbito de uma investigação. Flávio nega irregularidades.
Outro ponto da carta é o anúncio de que pretende manter a atuação política mesmo fora do Brasil. O senador afirmou que deverá se manifestar regularmente e apresentar uma estratégia para mobilizar seus apoiadores. Também mencionou o senador Rogério Marinho (PL-RN), a quem declarou apoio para a presidência do Senado.
Conforme a Folha de São Paulo, ao final do documento, Flávio afirma que sua saída do Brasil não representa o encerramento de sua atuação política e diz que pretende continuar a mobilização da oposição. Até a publicação das reportagens consultadas, ele não havia detalhado a estratégia anunciada nem informado uma data para retornar ao país.
Confira carta divulgada por Flávio Bolsonaro
CARTA À NAÇÃO BRASILEIRA 🇧🇷
28.10.26 https://t.co/QqOGZuF8G0— Flávio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) October 28, 2026



