A semana começou com uma boa notícia para a Metade Sul do Estado. O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, na manhã desta segunda-feira (12), os 47 km duplicados da BR-116, na sede da Ecosul, situada no km 442 da rodovia em Pelotas. O chefe do executivo foi recebido por um grupo com cerca de 60 apoiadores, aos gripo de “mito”. Os presentes também entoaram “A nossa bandeira jamais será vermelha”.
Antes do seu discurso, o presidente descerrou a placa de inauguração. Na sua fala, o presidente anunciou a liberação de R$ 100 milhões para conclusão de mais 55 quilômetros de duplicação da BR-116. Bolsonaro também citou o atentado sofrido durante a campanha eleitoral: “Satisfação muito grande retornar ao Rio Grande do Sul, pena não ter conseguido vir na reta final da eleição, porque um cara filiado ao PSOL tentou tirar minha vida”, relembrou.
O presidente declarou que pegou um orçamento “completamente arrebentado”: “Mesmo assim conseguimos fazer obras pelo Brasil”. Bolsonaro também falou sobre mudanças que está realizando no trânsito, relembrando a diminuição do valor para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retirada dos radares móveis em todo o Brasil “até semana que vem”.
A cerimônia ainda contou com discursos de várias autoridades, começando pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Em seguida, o deputado federal Afonso Hamm, presidente da frente parlamentar pela duplicação da BR-116, também deixou seu discurso. Representando o governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior também falou na cerimônia. O ministro chefe da Casa Civil, Ônix Lorenzoni também deixou a sua declaração. Em seguida, o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas, também discursou na cerimônia.
Deslocamento
O presidente pousou por volta de 10h30 no Aeroporto Internacional de Pelotas e se direcionou de van no percurso de 20 km do aeroporto até o local da cerimônia as margens da rodovia. No local foram construídos estruturas de lona em razão da chuva, onde o presidente esteve acompanhado de prefeitos da região sul, parlamentares e autoridades.
A obra iniciou há sete anos, ainda no governo de Dilma Rousseff. Ainda outros 23 km devem ser liberador até o final do ano. A reportagem da emissora esteve na sede da Ecosul em Pelotas, em Guaíba, Barra do Ribeiro e também em Camaquã apurando e acompanhado e apurando informações sobre o evento. A entrega corresponde a 19 km do lote 9 em Pelotas, 12 km referente ao lote 7 em São Lourenço do Sul, 1km do lote 6 em São Lourenço do Sul e mais 15 km do lote 4 em Camaquã.