O Rio Grande do Sul deverá bater novo recorde na produção de soja neste ano. Levantamento divulgado pela Emater nesta terça-feira, durante a Expodireto-Cotrijal, projeta uma colheita histórica de 16 milhões de toneladas no Estado. A supersafra irá representar um faturamento de R$ 19,3 bilhões para a economia gaúcha. As informações são de Zero Hora.
O bom resultado das lavouras é atribuído ao aumento de 3,9% na área plantada neste ciclo e às condições climáticas favoráveis à cultura. “Em ano de El Niño, tradicionalmente, a soja é beneficiada pela regularidade de chuva”, destaca Alencar Rugeri, assistente técnico estadual da Emater.
Com a colheita de soja já iniciada no Estado, principalmente no Noroeste, a estimativa é de que a produtividade das lavouras fique em 2.938 quilos por hectare (49 sacas por hectare). “Isso é resultado de tecnologia e água suficiente. O produtor está fazendo a sua parte”, disse o presidente da Emater, Clair Kuhn.
Conforme levantamento da entidade, a safra total de verão chegará a 28,8 milhões de toneladas – a segunda maior da história. O valor bruto da produção atingirá R$ 28,9 bilhões.