Search
[adsforwp-group id="156022"]
Agroecologia

Emater/RS: projeto busca o melhoramento de sementes agroecológicas

Em Cerro Grande do Sul, cinco produtores estão trabalhando na produção de sementes, que também envolve famílias de Barra do Ribeiro, Guaíba e outros municípios da região Centro-Sul
Foto: Emater/RS
Foto: Emater/RS

Encontra-se em andamento, na região Centro-Sul, um projeto de produção e melhoramento participativo de sementes agroecológicas desenvolvido pelo Núcleo Sudeste Gaúcho da Rede Ecovida de Agroecologia, em que a Emater/RS-Ascar é parceira. Em Cerro Grande do Sul, cinco produtores estão trabalhando na produção de sementes, que também envolve famílias de Barra do Ribeiro, Guaíba e outros municípios da região Centro-Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

O projeto nasceu da necessidade de adequação dos agricultores orgânicos da região à legislação que regra a produção orgânica a nível nacional e que estabelece um prazo de cinco anos para que a totalidade das mudas e sementes utilizadas pelos agricultores certificados como produtores orgânicos, sejam oriundas de sistemas orgânicos de produção.

As ações realizadas nesse sentido iniciaram com a realização de um curso de produção agroecológica de sementes de hortaliças em 2022 onde os agricultores aprenderam, além dos métodos de produção de sementes, as características específicas dos diferentes tipos de plantas, se tem autofecundação ou polinização aberta e se suas sementes são oriundas de frutos secos ou carnosos.

Em uma primeira etapa do projeto, alguns agricultores já estavam trabalhando com a produção de sementes de duas espécies de polinização aberta, no caso o milho e moranga coração, onde foi realizada a seleção dos frutos das morangas e espigas de milho com base em critérios estabelecidos pelos agricultores em conjunto, eliminando aqueles frutos com características indesejáveis. Após a extração das sementes de cada espécie, foi realizada a mistura das amostras de cada agricultor dentro de cada espécie e posterior divisão das mesmas entre os agricultores a fim de manter a variabilidade genética dos materiais.

Em uma segunda etapa do projeto, já estão sendo produzidas sementes de alfaces e rúcula, onde a produção de mudas foi realizada por agricultores do Núcleo e o plantio foi realizado de forma coletiva pelos agricultores. No momento, aguarda-se o desenvolvimento das plantas para posterior avaliação e seleção dos melhores indivíduos dos quais serão coletadas as sementes.

O projeto tem um caráter permanente e continuado, onde se busca que a produção de sementes e mudas utilizadas pelos agricultores orgânicos pertencentes ao Núcleo Sudeste Gaúcho seja realizada internamente pelos próprios agricultores. Esta produção tem base nos princípios agroecológicos gerando maior autonomia, espirito associativo e desenvolvimento regional, além de estar atendendo a legislação referente à produção orgânica.

Os interessados em mais informações sobre os detalhes e andamento do projeto, podem procurar o escritório da EMATER em Cerro Grande do Sul.

Tags: agroecologia, Cerro Grande do Sul, Emater/RS, sementes agroecologicas