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Empresa vende “prêmio” alegando parceria com Rádio Acústica FM

O telefone toca e do outro lado da linha uma pessoa afirma ser funcionário de um instituto de pesquisa, informando que você ou sua empresa foram destaques em um levantamento feito pelo suposto órgão, apontando preferência popular. Para tornar mais legítimo a tal pesquisa, o funcionário alega ter uma parceria comercial com a Rádio Acústica FM, o que não é verdade. O valor para receber o tal reconhecimento popular, poderia ser parcelado em até três vezes no cartão.

A situação descrita acima foi relatada por diversos empresários do município, e se trata de uma fraude. A Rádio Acústica esclarece que não tem nenhuma parceria ou sequer autorizou instituto algum a utilizar seu nome para comercializar premiações. “A política da emissora sempre foi muito restrita à comercialização de produtos e parcerias comerciais com terceiros. Não autorizamos nenhuma empresa a comercializar produtos ou serviços em nome da rádio Acústica”, afirma Fábio Renner, diretor da emissora. “Não compactuamos com vendas de prêmios e distinções, e acreditamos que tal reconhecimento não pode ser medido apenas com uma enquete ou aptidão comercial do agraciado, como é praticado hoje na região”, destaca o gestor.

Para demonstrar um recorte real da preferência popular, uma pesquisa de opinião pública deve seguir um método científico. Na prática, as empresas que comercializam estes prêmios apenas realizam enquetes, presenciais ou pela internet, que podem facilmente ter seu resultado alterado com uso de e-mails e outros dados falsos, ou até de forma proposital pelo realizador do levantamento, a fim de atender aos interesses de seus parceiros comerciais.