Search
[adsforwp-group id="156022"]
Saúde Pública

Empresa que vender cigarro eletrônico pode perder o CNPJ

Usuários possuem maiores chances de infarto do miocárdio
Empresa que vender cigarro eletrônico pode perder o CNPJ
Foto: Pixabay

Apesar da proibição da venda de cigarro eletrônico no Brasil desde 2009, imposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e da nova normativa da Receita Federal que suspende o CNPJ de empresas que comercializam o produto, a venda desses dispositivos continua ocorrendo em todo o país.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Uma instrução normativa publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de outubro e em vigor a partir de 26 de outubro determina a suspensão imediata do CNPJ de empresas que comercializem, armazenem ou transportem produtos proibidos, como os cigarros eletrônicos. A medida visa combater o crime organizado e a lavagem de dinheiro.

Quem utiliza cigarro eletrônico tem maior chance de infarto

Um estudo recente do INOVA-HC-FMUSP revelou que usuários de cigarro eletrônico têm quatro vezes mais chances de sofrer infartos do que não usuários. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) alerta para os riscos à saúde associados ao uso desses produtos, como dependência, doenças respiratórias e cardiovasculares, e até mesmo o desenvolvimento de câncer.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSeg) informa que denúncias sobre a venda ilegal de cigarros eletrônicos podem ser feitas pelo 156. A secretaria ressalta que a comercialização desses produtos é proibida em todo o território nacional e que as ações de fiscalização estão sendo intensificadas.

Tags: Brasil, cigarro eletrônico, CNPJ, Saúde