Search
[adsforwp-group id="156022"]

Empresários organizam ‘buzinaço’ pedindo reabertura do comércio em Camaquã

img_30259_foto_1.jpg

Um grupo de empresários está organizando uma manifestação para pedir a reabertura do comércio, em Camaquã. O evento está programado para às 13h30 desta sexta-feira (27), junto à entrada norte da cidade.

Diversas mensagens começaram a circular na noite desta quinta-feira (26), convidando as pessoas para aderirem ao protesto. Através de compartilhamentos nas redes sociais ou diretamente pelo whatsapp, os organizadores cobram do poder público que libere o funcionamento dos estabelecimentos, alegando colapso financeiro do setor no município.

O convite para a manifestação não traz os dados dos organizadores. Até o momento, não há manifestação oficial de entidades de classe que apoiem a iniciativa.

O que diz o Governo Federal

Na última terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em cadeia nacional, pedindo a “volta à normalidade” no país, e o fim do que classificou como “confinamento em massa”. As declarações do presidente contrariam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde.

O que diz o Governo do Estado

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na tarde desta quinta-feira (26), o governador Eduardo Leite afirmou que o menos até o fim da próxima semana, não vai rever a restrição de circulação pessoas no Rio Grande do Sul. Para o governador, o relaxamento nas regras só podem ocorrer após análise do avanço do coronavírus no RS e da capacidade de atendimento da rede.

O que diz a Prefeitura Municipal

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (26), o prefeito Ivo de Lima Ferreira afirmou que vai se reunir com o comitê de crise nesta sexta-feira (27) para avaliar as próximas ações sobre se mantém ou não o comércio fechado. Inicialmente, o decreto prevê a restrição de funcionamento o dia 03 de abril.

O que diz o convite para a manifestação: 

“Atenção, se você concorda que é preciso cuidar das pessoas, mas que neste momento é indispensável que possamos voltar ao trabalho pare que não tenhamos um colapso financeiro em Camaquã, reúna-se conosco amanhã 27 de Março às 13:30 em frente à Fortral.

Pedimos encarecidamente ao setor público do município que atuem no sentido de permitir a retomada da atividade econômica de forma responsável e ordeira, respeitados os protocolos internacionais de interdição vertical para controle da epidemia.

Acreditamos que de forma unida, utilizando bom senso e cuidando daqueles que mais precisam, encontraremos um caminho que nos ajudará a sair mais fortes desta crise sem precedentes, porém, o setor produtivo não suportará mais uma semana de portas fechadas.

Participe, venha conosco!”