Search
[adsforwp-group id="156022"]

Empresas gaúchas poderão ser fornecedoras da ONU

img_3137_foto_1.jpg

Mais empresas gaúchas terão condições de se tornarem fornecedoras da Organização das Nações Unidas (ONU), já que será flexibilizada a exigência de pelo menos três anos de experiência em exportações. A notícia veio da reunião realizada nesta semana, em Nova York (EUA), entre o chefe do Serviço de Aquisição no Terreno da Divisão de Aquisições da ONU, Sean Purcell, o vice-governador Beto Grill e a diretora-adjunta de Planejamento, Programas e Captação de Recursos da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Moema Pereira Nunes. 

No encontro, Purcell destacou o potencial das empresas brasileiras e elogiou a iniciativa gaúcha de criar o Programa de Aproximação das Empresas Gaúchas com a Área de Compras da ONU, coordenado pela AGDI, para aumentar a quantidade de representantes do Estado no cadastro da instituição. “Com a flexibilização da condição de experiência exportadora, amplia-se o número de empresas gaúchas com potencial de fornecimento. O Governo do Estado continuará trabalhando na identificação dessas empresas e no apoio ao cadastramento”, explica Moema. 

Os setores com maior demanda são os de engenharia, alimentos, construção civil e defesa. Somente no segmento de alimentos, a ONU compra 400 itens diferentes – que podem ser consultados em detalhes no site da instituição. O valor de compras estimado para 2013 é de US$ 14 bilhões, sendo grande parte desse valor destinado ao estabelecimento de uma nova missão de paz em Mali, na África. 

Das sete empresas gaúchas cadastradas pela ONU, seis o fizeram com o auxílio da AGDI. Outras quatro estão em processo de cadastramento e 14 estão sendo prospectadas pela Agência. Na reunião, foram entregues a Purcell os materiais de divulgação e catálogos das empresas já cadastradas. 

A viagem gaúcha incluiu ainda uma reunião com a embaixadora brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti, representante permanente do Brasil na ONU, que também elogiou a iniciativa gaúcha de aproximação das empresas com a ONU. Outra agenda foi realizada com o professor Marc Weiss, da Universidade de Columbia e CEO da Global Urban Development.