Search
[adsforwp-group id="156022"]

Enem 2020: Entenda a versão digital do exame

img_38767_foto_1.jpg

Aplicado pela 1ª vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá sua primeira versão digital neste domingo, 31. O Ministério da Educação, divulgou em nota, que a prova é o piloto do projeto que prevê a transformação completa do Enem impresso para o digital até 2026. Assim como a prova impressa, o Enem digital terá 180 questões objetivas e também redação, mas as perguntas não serão as mesmas.

As questões são tiradas do mesmo banco de itens do Inep e a correção seguirá a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico característico do Enem. A diferença é que neste domingo a prova estará na tela, não no papel.

Ainda assim, os estudantes devem levar caneta preta de tubo transparente: a Redação será manuscrita e os candidatos receberão folhas de rascunho para fazer cálculos e anotações. O gabarito, porém, deve ser preenchido diretamente no computador.

Assim como na versão impressa, o Enem Digital tem 5h30 de duração no primeiro dia. Neste domingo, os participantes responderão perguntas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagem e Redação. No próximo, 7 de fevereiro, farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Candidatos com covid-19 devem ficar em casa

A orientação é para que candidatos que sejam diagnosticados ou apresentem sintomas de covid-19 (ou outras doenças infectocontagiosas) não compareçam ao exame. Mediante comprovação, o estudante pode solicitar ao Inep para fazer a prova em nova data. A reaplicação ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro e será na versão impressa para todos os candidatos.