Search
[adsforwp-group id="156022"]

Enfermeiras de Camaquã concluem curso do SAMU em Porto Alegre

img_25187_foto_1.jpg

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre (SAMU) promoveu um curso de 200 horas para profissionais de dez municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado. Três enfermeiras de Camaquã participaram do curso que iniciou em abril e terminou nesta segunda-feira (02).

O curso incluiu profissionais das cidades de Camaquã, Tapes, Dom Feliciano, Butiá, Guaíba, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão e Porto Alegre e abordou temas como trauma, psiquiatria, obstetrícia, área clínica e demais questões do atendimento pré-hospitalar.

Conforme a enfermeira responsável técnica do SAMU de Camaquã, Liliane Aguiar foram 20 encontros de 10h onde contemplou todo conteúdo exigido pela Lei 2048 de urgência e emergência. Os encontros ocorreram no Núcleo de Educação de Urgência (NEU) que organiza a capacitação para trabalhar com o SAMU. Ainda participaram da oportunidade as técnicas em enfermagem Karine Ladwig e Lisiane Gouvea Morelli.

O conteúdo abordou também a parte de doenças cardíacas que envolvem parada cardiorrespiratória, avaliação clínica e uso do desfibrilador. O curso procurou ensinar todos os assuntos que integram o trabalho diário das equipes que também contaram com laboratório de simulação realística entre as práticas oferecidas.

Com a conclusão do curso, as profissionais podem dividir os conhecimentos adquiridos com outros técnicos, assim como todos que fizeram o curso poderão capacitar outros colegas em suas cidades. As formações que devem ocorrer em breve, irão ampliar o conhecimento técnico em Camaquã para as equipes do SAMU e das Ambulâncias Municipais. Os cursos são organizados por coordenadorias dentro do Estado. As profissionais foram liberados das funções no períodos de capacitação com apoio e uso do transporte do município.