Em entrevista para a rádio Acústica FM, nesta quinta-feira (5), o comandante do 8º Batalhão Bombeiro Militar do Rio Grande do Sul, Henrique Monteiro de Oliveira, explicou sobre a Operação Verão 2022/2023, além das secas e incêndios ocorridos na região.
A unidade do comandante Monteiro é responsável por toda Região Metropolitana, incluindo Camaquã e Esteio. Ao total, o 8º Batalhão atende 1/4 a população do estado.
Sobre a Operação Verão, o entrevistado explicou que a ação é a que mais mobiliza agentes militares e recursos.
“Essas operações no verão são a grande preocupação do estado. Os bombeiros que atuam como guarda-vidas são os que se oferecem e passam treinamento. Em todo RS é previsto 258 guaritas, do Litoral Norte ao Sul e nas águas internas são previstas mais 73 guaritas”, afirmou.
O comandante também detalhou como é realizada a organização das guarnições pela região. Além de comentar sobre os incêndios em estufas de fumo, que ocorrem frequentemente na Região da Costa Doce.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
“Nossa região tem muito esse tipo de ocorrência por ter um parque industrial grande. Cada cidade tem suas características, além da nossa área ser cortada por rodovias importantes”, comentou.