Search
[adsforwp-group id="156022"]

Enxaqueca e dor de cabeça? Entenda como identificar sintomas

img_40986_foto_1.jpg

A enxaqueca é uma dor crônica intensa que compreende vários sintomas, caracterizada por um incômodo unilateral, de acordo com o médico Vilson Marth, em entrevista ao programa Tua Saúde. Os esclarecimentos foram ao ar nesta sexta-feira (16), com instruções da nutricionista, Michelle Paim. Os especialistas apontaram sintomas e consequências da doença.

– Receba mais informações no seu WhatsApp clicando aqui!

Conforme Marth, quem sofre de enxaqueca apresenta dores frequentes com durações de 4h até 72h, podendo causar extremo desconforto ao paciente. Para realização do diagnóstico é necessário que a pessoa apresente mais de cinco crises: “a dor geralmente é definida como pulsante, de um lado da cabeça e intensidade de moderada a grave”, explica.

Problemas com peso, má alimentação e organização de intensa rotina são problemas relatados frequentemente por mulheres, que segundo a nutricionista, é o grupo que mais sofre com dores de cabeça. A administração da má alimentação é relacionada diretamente com o diagnóstico de enxaqueca: “além da alimentação ruim, o sistema hormonal, falta de nutrientes necessários para o corpo favorecem o desenvolvimento de crises”, explica.

Alimentação industrializada com excessos de temperos e massas possuem relação direta com desconforto e diversos alimentos são estimulantes para as dores. Hábito de exercícios físicos cooperam para uma boa saúde.

Outros sintomas muito comuns da enxaqueca:

– sensibilidade à luz, a cheiros, ao barulho;

– náuseas, vômitos;

– sintomas visuais, como pontos luminosos, escuros, linhas em ziguezague que antecedem ou acompanham as crises de dor;

– formigamento e dormências no corpo (as auras da enxaqueca);

– tonturas, sensibilidade a movimentos ou passar mal em viagens de carro, ônibus, barco.

Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, onde a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo.

Dez principais causas de enxaqueca:

– preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse;

– ficar sem comer. O jejum é o aspecto alimentar mais importante para desencadear dores de cabeça. Longo tempo sem comer pode gerar uma queda na taxa de açúcar do sangue e provocar a produção de substâncias que causam dor. O ideal é comer algo a cada 3 ou 4 horas, e também não exagerar na comida quando passar muito tempo em jejum;

Confira a entrevista completa: