Search
[adsforwp-group id="156022"]
Chuvas no RS

Equipe da FAB realiza remoção de um bebê com insuficiência respiratória

Operação ocorreu na última quinta-feira (30), em Uruguaiana
Equipe da FAB realiza remoção de um bebê com insuficiência respiratória
Fotos: Reprodução/1º/15º GAV e Aspirante Assumpção / HFASP

Uma equipe do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça foi acionada para realizar a evacuação aeromédica de um bebê de dois meses de idade, com insuficiência respiratória. A ação ocorreu na noite da última quinta-feira (30), em Uruguaiana, dento da Operação Taquari 2.

A missão foi cumprida por meio de uma aeronave C-105 Amazonas, acionada da Base Aérea de Canoas (BACO), para realizar o transporte do município de Uruguaiana (RS) para Santa Maria (RS), de um bebê de dois meses, que estava com insuficiência respiratória e apresentava um quadro hemodinâmico instável:

“Inicialmente, foi uma bronquiolite, que piorou com pneumonia. Foram realizados alguns exames, hemograma e gasometria, que comprovaram a piora e por isso foi necessário realizar a intubação do paciente. Ela estava instável, tanto do ponto de vista respiratório quanto hemodinâmico”, afirmou o médico da Força Aérea Brasileira (FAB), que acompanhou a paciente a bordo, o Aspirante Erasmo Assumpção Neto.

A configuração da aeronave para atuar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea foi crucial para estabilizar a criança, que segundo o Aspirante Médico Assumpção da FAB, precisou ser medicada com novas doses durante o voo, devido à baixa da saturação:

“Estabilizamos ela do ponto de vista respiratório e hemodinâmico e conseguimos chegar em Santa Maria com segurança”, ressaltou.

Ao chegar na Base Aérea de Santa Maria (BASM), a criança foi transportada, por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do estado, para uma unidade de saúde especializada.

Equipe da FAB realiza remoção de um bebê com insuficiência respiratória
Foto: 1º/15º GAV e Aspirante Assumpção / HFASP

Operação Taquari 2 da FAB

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Fotos: 1º/15º GAV e Aspirante Assumpção / HFASP

Tags: aeronave, bebe, FAB, Taquari