Search
segurança pública

Equipes realizam inspeção no Presídio Estadual de Camaquã

Prefeito de Camaquã participou de reunião sobre soluções para a casa prisional

Uma série de inspeções realizadas pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/RS) em unidades prisionais da 5ª Região Penitenciária, sediada em Pelotas, revelou desafios estruturais e operacionais que demandam soluções urgentes. As visitas, que ocorreram nos dias 24 e 25 de abril, abrangeram o Presídio Estadual de Camaquã, a Penitenciária Estadual de Rio Grande e o Presídio Regional de Pelotas.

Equipes realizam inspeção no Presídio Estadual de Camaquã
Foto: Divulgação

O objetivo principal das inspeções foi avaliar as condições dos estabelecimentos prisionais, identificando suas maiores necessidades e buscando alternativas para aprimorar o sistema. A Juíza-Corregedora e Coordenadora do GMF, Carla Fernanda de Cesero Haass, destacou a importância das visitas para o conhecimento da realidade prisional específica da região.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Prefeito de Camaquã participa de reunião sobre desafios da casa prisional

Paralelamente às inspeções, uma reunião no Foro de Pelotas reuniu magistrados, representantes da Polícia Penal, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB/RS e o Prefeito de Camaquã, Abner Dillmann. O encontro proporcionou um debate aprofundado sobre os desafios da execução penal na região, com foco no enfrentamento de questões estruturais e na busca por soluções integradas.

A presença de diversas autoridades, como a Superintendente-Adjunta da Polícia Penal, Deisy Vergara Petrucci, e o Diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Anderson Prochnow, demonstra o comprometimento das instituições em buscar melhorias para o sistema prisional.

A Juíza Carla Fernanda Haass ressaltou que as inspeções fazem parte de um cronograma anual do GMF, que prevê a visitação às dez regiões penitenciárias do Estado.

“As visitas potencializaram o conhecimento da realidade prisional específica da 5ª Região. Isso permitiu amplo debate, ao final das visitações, com o Juiz e representantes das demais instituições atuantes na execução criminal, com o objetivo de enfrentamento de seus problemas estruturais”, afirmou a magistrada.

Equipes realizam inspeção no Presídio Estadual de Camaquã
Foto: Divulgação

Tags: Camaquã, Justiça, Polícia, Presídio Estadual de Camaquã