Em virtude da crescente confirmação laboratorial de casos de raiva em bovinos e equinos não somente em nosso município, mas em todo o Estado, o Ministério da Saúde liberou vacina gratuita para a realização de bloqueios vacinais antirrábicos em cães e gatos nas áreas afetadas.
Em nosso município, de 18 a 21 de junho, a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS juntamente com a equipe do Departamento de Vigilância Sanitária Municipal, realizou a vacinação de 431 cães e 114 gatos nas localidades da Ilha Santo Antônio (6º Distrito) e Caititu (11º Distrito), onde os últimos casos foram confirmados.
Os técnicos esclarecem que não é uma campanha de vacinação em massa, e que novos bloqueios serão realizados somente após avaliação técnica do CEVS, contudo fica a recomendação para que os proprietários de animais de produção (bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos, etc.) bem como cães e gatos mantenham a vacina dos mesmos em dia a fim de evitar novos focos da doença.
O Departamento de Vigilância Sanitária solicita que casos suspeitos da doença em animais de produção sejam comunicados à Inspetoria Veterinária ou diretamente pelo telefone 3671-8665 no caso de cães e gatos bem como informa que em caso de agressão ou acidente, a pessoa ferida deve procurar imediatamente o Posto de Saúde Dr. José Telmo Marder em frente ao hospital.
A equipe alerta ainda que a transmissão da doença está sendo feita nas áreas afetadas pelos morcegos hematófagos. Os morcegos em geral possuem um significativo papel na natureza já que polinizam plantas, controlam pragas e também são importantes na medicina onde sua saliva é utilizada como anticoagulante no tratamento de doenças cardíacas, sendo inclusive protegidos por lei. Assim, estes animais não podem ser mortos, e como forma de prevenção, não devemos ter contato com os mesmos além de adotar medidas que os impeçam de se instalar nas residências (forros, telhados, persianas, etc.).
Fonte: Imprensa/Prefeitura