Search
[adsforwp-group id="156022"]
Educação

Escola Municipal Quinze de Novembro recebe mais de 300 livros através de projeto literário

Iniciativa ocorreu através de parceria entre empresas do setor privado para estimular o gosto pela leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Quinze de Novembro recebeu uma doação de livros nesta semana. Através do Projeto Literário “Abre Aspas”, o educandário localizado na Santa Auta recebeu 300 livros.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

O Projeto “Abre Aspas” ocorre através de parceria entre as empresas Aliance One e China Tabacos. No ato de entrega, estavam presentes os representantes da Aliance One e da China Tabacos, além da diretora da escola, Tagiana Konflanz, e da vice-diretora, Mara Cristiane Rutz.

Conforme a Prefeitura Municipal de Camaquã, a doação irá beneficiar todas as turmas da escola incentivando os alunos a explorarem diferentes gêneros literários e a desenvolverem o gosto pela leitura.

Benefícios da leitura

Conforme o Instituto Dom Bosco, o incentivo à criação do hábito da leitura na infância, promove uma série de benefícios para o desenvolvimento das crianças.

Aumenta a concentração

Uma boa leitura requer, acima de tudo, concentração! Quem nunca se perdeu entre uma palavrinha e outra enquanto lia, não é mesmo? Por isso, é importante trabalhar essa habilidade, assim a criança vai desenvolver a capacidade de se concentrar mais facilmente quando for realizar outras tarefas. Os resultados são ótimos nas provas e trabalhos escolares, por exemplo!

Desenvolve a compreensão

Quer jeito melhor de desenvolver a compreensão de textos do que lendo livros? A criança que é estimulada a ler desenvolve mais cedo o senso de compreensão textual. Por isso, é importante investir nesse hábito.

Incentiva o lado criativo e a imaginação 

Quando lemos um livro, somos levados a lugares diferentes, que muitas vezes nem existem de verdade! Por meio da concentração na leitura e da compreensão das histórias, adquire-se a capacidade de imaginar detalhes o que está transcrito no livro.

Essa habilidade é levada para toda a vida e pode ser muito valorizada na vida adulta. Quando se está no mercado de trabalho, por exemplo, a criatividade permite criar saídas para um problema ou imaginar pontos de vista diferentes.

Aumenta o vocabulário

Os livros são fontes inesgotáveis de vocabulário. Por isso, quanto mais cedo a criança cria o hábito da leitura, mais vocabulário ela irá assimilar e armazenar. Claro que não é preciso impor à criança a escolha de obras de grande complexidade. Deixe-a livre para escolher o gênero literário com que tem mais afinidade!

Desenvolve a leitura e a fala

Quando lemos em silêncio, nosso cérebro consegue compreender as palavras rapidamente, ainda que algumas sejam lidas da forma errada. Por isso, criar o hábito de ler em voz alta pode ser uma boa dica para aprimorar a leitura e a fala da criança.

Mas lembre-se de que a leitura também é um processo de aprendizado e, portanto, os erros podem acontecer. Então, caso alguma palavra seja pronunciada errada, não deixe de mostrar como é o certo, sempre com muita paciência e de maneira descontraída.

Promove o conhecimento dos sentimentos e emoções

As histórias infantis são ótimas para despertar nas crianças sentimentos e emoções, ensinando os pequenos a demonstrar o que sentem. Ensinam também sobre ética, já que a maioria possui uma lição.

Tags: #EscolaMunicipalQuinzedeNovembrorecebemaisde300livrosatravésdeprojetoliterário