A EMEF Rui Barbosa, localizada no interior de Camaquã, está desenvolvendo desde 18 de março sua proposta do educar pela pesquisa, numa parceria firmada entre Secretaria Municipal de Educação e IFSul Campus Camaquã. Ao longo dos próximos meses, os alunos desenvolverão pesquisas de diversos temas orientados pelos professores que exercerão um papel fundamentalmente mediador dentro do processo de aprendizagem.
Os alunos da educação infantil e dos anos iniciais versarão sua pesquisa em assuntos relacionados ao tema “Os Animais da Propriedade Rural”, enquanto os alunos dos anos finais se dedicarão sobre o “Êxodo Rural”, uma preocupação para nossa localidade, atualmente.
Dentro das atividades propostas desenvolvidas, teve destaque a abertura com a fala do produtor da localidade Adenir Duarte, que aposta e sonha com dias melhores na agricultura. Outo ponto alto foi o estudo de campo realizado na Expoagro/Afubra, em Rincão del Rey, para buscar conhecimentos junto à 7ª Mostra Científica do evento, aproveitando toda estrutura que a feira proporciona como alternativas de aprendizagens aos visitantes.
A apresentação do filme “Tempos Modernos” deu origem a um estudo sobre a revolução industrial, foco geral e suas implicações frente à agricultura. As turmas também assistiram palestra com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã, Lindomar Bergmann que trouxe importante contribuição aos educandos.
De acordo com a equipe da escola, o projeto vem dando frutos. Em meio a todas essas atividades, os alunos já estão engajados em produções e argumentações próprias sobre o tema geral do projeto, conforme calendário geral estabelecido.