Search
[adsforwp-group id="156022"]

Escola Rui Barbosa realiza estudo de campo nas Missões

img_8038_foto_1.jpg

A EMEF Rui Barbosa está desenvolvendo neste ano um minucioso estudo sobre as missões do Rio Grande do Sul. Este objeto de estudo visa capacitar os alunos para lançar no mês de setembro, na programação farroupilha da entidade a exposição “Reduções Jesuíticas: o Rio Grande começou por aqui”. 

O orientador do trabalho, professor Marcelo Fernandes, defende a ideia de que os alunos da invernada precisam agregar conhecimentos a sua bagagem cultural gaúcha. “Não basta dançar bonito, tem te ter conhecimentos”, enfatiza. 

Os alunos do grupo estão, desde o mês de março, debruçados sobre bibliografias, trabalhando numa perspectiva de educação pela pesquisa sobre os sete redutos jesuítas do estado. Várias produções textuais preliminares já foram realizadas e estão a cada semana sendo melhoradas e aprofundadas para que possam atingir a meta de criar uma exposição de qualidade. Com a visita aos sítios de São Lourenço Mártir, São João Batista, Santo Ângelo Custódio e São Miguel de Arcanjo, os alunos puderam acompanhar as explicações da guia local para subsidiar seus trabalhos. O grupo aproveitou a ida para um momento cultural, assistindo ao novo e remodelado espetáculo “Som e Luzes” realizados a noite nas ruínas de São Miguel das Missões. 

Ainda está previsto para ocorrer no mês de julho o 1º Seminário Tradicionalista da Escola Rui Barbosa, no qual os alunos, já capacitados e orientados, apresentarão seus estudos. 

O encantamento era visível nos olhos dos peões e prendas do grupo, frente a imponentes ruínas de cunho histórico de singular importância sobre o nascimento do nosso Rio Grande do Sul. 

O Grupo de Danças Tradicionalistas Rui Barbosa aproveita para fazer um sincero e reconhecido agradecimento a cada patrocinador e apoiador que possibilitou a realização deste estudo de campo, bem como da exposição que a partir de setembro estará à disposição da comunidade camaquense. 

As pessoas que tiverem interesse em levar a exposição até sua entidade ou seu evento, a partir de setembro, poderão contatar diretamente com a Escola Rui Barbosa.