Search
[adsforwp-group id="156022"]

Escoltada por cavalarianos, Tocha Olímpica chega ao Estado

img_8339_foto_1.jpg

O legítimo toque gaúcho já esteve presente no primeiro momento da Tocha Olímpica em território do Rio Grande do Sul. Com atraso de quase uma hora em relação ao horário previsto e vindo do município catrinense de Concórdia, cruzando a ponte do Rio Uruguai , o comboio parou em Erechim para que começasse o revezamento dos condutores. Em frente ao Estádio Colosso da Lagoa que tem a palavra “olímpico” em seu nome oficial, o erechinense ex-goleiro e medalhista de prata na Olimpíada de 1984 Gilmar Rinaldi iniciou seu percurso de 300 metros escoltado por aproximadamente 100 cavalarianos representantes de CTGs e piquetes tradicionalista locais. 

Com a avenida Sete de Setembro lotada de pessoas dois lados da calçada, o revezamento seguiu também por vias centrais até a última parada, 40 minutos depois do início, na Praça da Bandeira onde num palco foram feitas as homenagens finais. 

A despedida da Tocha em Erechim teve o músico Francisco Alves Corrêa – o Chiquito – encerrando o revezamento e, no palco armado em frente à Praça da Bandeira, apresentando com seu irmão Gildinho a canção gauchesca “Erechim História e Canto” que eles gravaram quando atuavam juntos no conjunto Os Monarcas e que foi oficializada como hino do município. Foi o momento de delírio para as milhares de pessoas que se acotovelavam na praça e cantavam junto, algo que fizeram também na musica final, a clássica Querência Amada.

Em Camaquã, a tocha chega na próxima quinta-feira (7). Nove ruas compõem o trajeto. O percurso inicia na Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet (Faixinha), saindo da frente da Fundasul, segue pela Avenida Antônio Duro, passando em frente ao Fórum de onde seguirá até pela Avenida Presidente Vargas até o cruzamento com a Avenida Olavo Moraes. Na Esquina Democrática, a tocha segue em direção ao Centro Histórico, onde passará pelo Cine Teatro Coliseu, e então percorrerá a Rua Zeca Netto chegando até a Rua Júlio de Castilhos, de onde seguirá até a Rua Marechal Floriano até a esquina da Rua Antônio José Centeno, quando o trajeto encerra na Praça Zeca Netto.

Onze condutores participarão do revezamento da Tocha Olímpica em Camaquã. De acordo com o secretário municipal de Desporto e Juventude, Uiler Dillmann, pela Prefeitura foram indicados dois camaquenses que tiveram destaque internacional no esporte. A praticante de artes marciais Lariane Peres Chagas que conquistou, aos 15 anos, na Tailândia o título de campeã mundial de Muaythai e o ex-jogador de futebol profissional Cleber Nelson de Andrade Raphaeli, o Cleber Gaúcho, hoje, treinador do XV de Novembro de Piracicaba de São Paulo.