Paralelo ao espetáculo cultural “Barbosa Lessa um canto de saudade”, que está sendo realizado em três cidades, a Criarte Marketing & Eventos está coordenando a entrega de 5 mil exemplares da revista ilustrada “Lessinha e seus amigos”, em dez municípios da Costa Doce. Esta proposta de leitura, que também integra o projeto “Barbosa Lessa o multimídia do Sul do Brasil”, contemplada pelo Pró-cultura FAC RS, ocorre preferencialmente em escolas, instituições sociais e entidades tradicionalistas.
A obra, com texto do escritor Catullo Fernandes e ilustrações do artista plástico Caiaque, tem recebido plena aceitação onde tem sido apresentada. No mês de abril a agenda foi extensa com bate-papo com o autor no Colégio Estadual Bento Gonçalves da Silva e Biblioteca Pública Municipal Barbosa Lessa, em Cristal. Em parceria com a Secretaria da Educação e o projeto Mala de Garupa, coordenado por Márcio Lima dos Santos, ocorreu a entrega das revistas em Tapes, e também no 4º Seminário Estudantil promovido pela Secretaria da Educação comemorativo aos 135 anos de São Lourenço do Sul, com a participação do Centro de Escritores Lourencianos.
Em Camaquã o escritor visitou as escolas estaduais Manoel da Silva Pacheco e São Bernardino de Sena, as escolas municipais Dr. Nadir Medeiros e Osvaldo Aranha, o Grupo Folclórico Os Guapos e o CTG Sentinela Farroupilha, e ainda a aldeia Mbya Guarani Kaamirin Di, no distrito da Santa Auta.
No mês de maio em Chuvisca o encontro aconteceu no Centro Municipal de Eventos, com professores e alunos da EEEM Alaides Schumacher Pinheiro e das escolas municipais Santa Luzia e Arlindo Bonifácio Pires. Na oportunidade houve uma bela encenação do Grupo Cultural Nativista – GCN União dos Pagos de Chuvisca coordenada pelo instrutor Junior Almeida, em evento organizado pela Secretaria de Educação e Cultura. Já em Arambaré o apoio foi da Associação de Pesquisa Histórica de Arambaré (ASSOPHIA), com entregas na EEEM Dr. Donário Lopes e na EMEF Atahualpa Irineo Cibils.
Em Pelotas o escritor esteve na EMEF Ministro Fernando Osório, e no tradicional Colégio Gonzaga onde Barbosa Lessa estudou nos anos 1940, e naquela escola criou um grupo musical mirim – o Conjunto Os minuanos, tema da historinha. Nestas atividades o projeto contou com o apoio incondicional do Centro Literário Pelotense (CLIPE) e da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana.
Na capital do estado a visita aconteceu no Instituto do Câncer Infantil. Na ocasião o violonista Ricardo Cordeiro e a cantora Luana Fernandes apresentaram-se para as crianças e adolescentes acompanhados por suas mães e integrantes do quadro funcional desta grandiosa instituição – um patrimônio gaúcho e nacional.
A agenda que o projeto contempla encerra-se no mês de junho, com entregas em Guaíba e Piratini, que também receberá o show “Barbosa Lessa um canto de saudade”. “Acreditamos que estamos fazendo a nossa parte, difundindo a leitura, preservando a memória de Barbosa Lessa e divulgando nossa Camaquã Terra Farroupilha em várias cidades do Estado, em particular na Costa Doce”, resume o produtor cultural Catullo Fernandes.