Search

Espaço do cooperativismo na Expodireto 2018 apresenta diversidade de produtos

img_15163_foto_1.jpg

As equipes das Unidades de Cooperativismo (UCPs) da Emater RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ijuí e Erechim organizaram um espaço especial na Expodireto Cotrijal 2018 para apresentar a diversidade dos produtos que as cooperativas desenvolvem em suas regiões. Até sexta-feira (9), os visitantes têm a oportunidade de acompanhar essas e outras novidades envolvendo as cooperativas do Rio Grande do Sul.

“Este ano, enfatizamos algumas ações que as cooperativas desenvolvem no seu dia a dia. Queremos mostrar a diversidade de atividades e produtos desse segmento”, explicou a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater RS-Ascar de Frederico Westphalen, Marcia Faccin.

Cadeia produtiva da erva-mate, produção de porongo, extração de pedras preciosas, artesanato, produção de alimentos, produção de vinhos e sucos, geração de energia, entre outras atividades, são apresentadas, com destaque aos produtos desenvolvidos pelas cooperativas.

As cooperativas são atendidas pelas UCPs, por meio do Programa Extensão Cooperativa (PEC). Através da Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (RedeCoop), 39 cooperativas são articuladas, em 30 municípios, envolvendo mais de 12 mil famílias. O objetivo é promover a intercooperação e conectar cooperativas da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária e empreendimentos da economia solidária, para abastecer mercados institucionais públicos e privados com alimentos de qualidade.

No espaço do cooperativismo, assim como no ano passado, a Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia (Creluz) cedeu mudas de árvores nativas para distribuição aos visitantes.