Search
[adsforwp-group id="156022"]

Especialista em trânsito fala sobre estacionamento rotativo de Camaquã

img_11227_foto_1.jpg

O especialista em trânsito, Evandro Sehn, participou do programa Primeira Hora, transmitido pela Acústica FM, na manhã desta quarta-feira (31). Por telefone, ele falou sobre o estacionamento rotativo que, apesar de aprovado pela Câmara de Vereadores desde novembro, ainda não foi implantado e segue em discussão no município. O sistema é uma antiga reivindicação dos empresários, sendo considerado por muitos a solução para a falta de vagas no centro da cidade.

Para Sehn, o problema com estacionamento ocorre na maior parte dos municípios porque o comércio sempre fica localizado em uma pequena área central: “Essa movimentação é somada aos carros de moradores e funcionários do comércio local, que deixam seus veículos estacionados durante o dia”. Segundo ele, a implantação de um sistema é determinante para manter a organização do centro do município.

No Dia do Desafio, Sehn foi questionado sobre a possibilidade de as pessoas deixarem seus veículos em casa e se dirigirem caminhando ao trabalho: “É uma tendência futura, mas ainda sofremos no trânsito uma consequência comportamental no nosso dia-a-dia”. Para ele, as pessoas são muito agressivas no momento em que estão “escondidas” dentro de veículos: “Os motoristas não agem desta forma quando estão com familiares ou amigos”, explicou.

Sobre a implantação do sistema em Camaquã, o especialista lamentou que ainda existe uma resistência muito forte por parte da população: “As pessoas sempre estranham algo novo, ainda mais quando há um custo adicional no orçamento”. Sehn ainda destacou que a rigidez da fiscalização será determinante para o sucesso o estacionamento rotativo: “se não fiscalizar o sistema cai em descrédito”, sustentou.

Sehn irá palestrar na tradicional reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic) desta quinta-feira, que deve tratar sobre os modelos de estacionamento rotativo e tecnologias disponíveis, bem como a viabilidade e importância para a cidade. Ele possui diversas formações na área, sendo especialista em Educação para o Trânsito e Gerenciamento de Tráfego.