Search
[adsforwp-group id="156022"]

Espetáculo que lembra Barbosa Lessa é destaque no aniversário do 35º CTG

img_22632_foto_1.jpg

Foi uma noite inesquecível e de casa cheia para comemorar os 71 anos do 35 CTG – o primeiro Centro de Tradições Gaúchas do mundo. O conjunto Camaquã Terra Farroupilha criado especialmente para protagonizar o espetáculo cultural “Barbosa Lessa um canto de saudade” integra o projeto “Barbosa Lessa o multimídia do Sul do Brasil”, idealizado pelo produtor cultural Catullo Fernandes, contemplado pelo Pró-cultura FAC RS.

O poeta e pesquisador criou o espetáculo para manter viva a memória de Barbosa Lessa, falecido em 2002, e que em 2019 estaria registrando 90 anos de vida. “O que Barbosa Lessa diria se assistisse este show relembrando o extinto conjunto Os Minuanos idealizado por ele no Colégio Gonzaga, em Pelotas? Tenho certeza que aprovaria e ainda iria colocar um ‘GRACIAS’ naquele mesmo caderninho, que ele usou para coletar as assinaturas dos jovens, que em 1948 fundaram o 35 CTG”, resume Catullo Fernandes.

O show é protagonizado pelos artistas Lucas Bridi, Luana Fernandes e Kátia Vargas acompanhados pelos músicos Eliseu Quintana Duarte – violão, Johnatan Roberto Lutz dos Santos – bateria, Hermes da Rocha Junior – baixo, e Vinícius Machado Mombach – acordeon, e as participações especiais do cantor mirim Murielzinho, do casal de dançarinos Jeankel Lima e Gleiciane Schmitz, e ainda a Invernada Mirim do 35 apoiadores do evento.

Durante o espetáculo o artista plástico Caiaque pintou ao vivo uma tela retratando Barbosa Lessa. No encerramento com a presença de Nilza Lessa, viúva do homenageado, a tela foi entregue ao vice-patrão Antônio Dias e a capataz da artística Aimara Bolsi, num gesto que promove a integração tradicionalista proposta por Lessa.