Estado amplia o pré-vestibular gratuito para 16 municípios no RS

Mais de mil vagas para o cursinho pré-vestibular gratuito do Governo do Estado, o Universidade Já, foram criadas oficialmente na tarde desta segunda-feira (03). O teatro do Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo foi o palco da assinatura do convênio que irá possibilitar a chegada do curso em mais 16 municípios, cobrindo todas as regiões do Rio Grande do Sul. As inscrições estarão abertas de 10 a 28 de setembro e podem ser feitas pelo site: www.universidadejars.com.br. As aulas começam no dia 9 de outubro. 

O convênio foi assinado com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que já realiza os cursos em Porto Alegre e Santa Maria desde o ano passado. O cursinho faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). 

O titular da SJDH, Fabiano Pereira, disse que a meta da secretaria é chegar aos cinco mil alunos no RS. Ele elogiou a rapidez no andamento da implantação do cursinho. “Fazer obras é importante, mas mudar a vida das pessoas é o mais significativo. Cabe ao Estado criar oportunidades iguais para todos. Junto com o pré-vestibular vamos cumprir também ensinamentos de cidadania. Estaremos ajudando muitas pessoas e lhe dando um novo tipo de vida”, disse o secretário. 

O Universidade Já é realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Neif/Fapeu), que executa o projeto em Santa Catarina há nove anos. No Estado vizinho, o curso já beneficia cinco mil alunos e tem 64% de aprovação – índice que os coordenadores do projeto pretendem alcançar e superar para os próximos vestibulares. Em Santa Maria e Porto Alegre, o Universidade Já aprovou 33% e 43% dos estudantes, respectivamente, nas universidades federais dessas cidades no último vestibular de verão. 

O representante da Fapeu, Jessé Quevedo, disse que como gaúcho tinha um desejo antigo de trazer o projeto para o RS. “Em SC, o Universidade Já é um sucesso. Precisávamos de alguém que acreditasse no projeto e abrimos três unidades inicialmente, duas em Porto Alegre e uma em Santa Maria, até poder levar agora para mais 16 cidades”, acrescentou Quevedo. Ele lembrou que a Fapeu existe há 35 anos atuando em projetos educacionais. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

32 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

55 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

1 hora ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

2 horas ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

2 horas ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.