Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado apresenta projeto Copa Inteligente para Ministério do Esporte

img_642_foto_1.jpg

O coordenador-executivo do CGCopa, Mauricio Santos, e o presidente da  Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), Carlson Janes Aquistapasse, reuniram-se, nessa terça-feira (14), em Porto Alegre, com o assessor do Ministério do Esporte, Joel Benin, para apresentar o projeto Copa Inteligente. Trata-se de uma ferramenta colaborativa que buscará orientar os turistas durante a Copa do Mundo de 2014. 

“O Governo do Estado, por meio do Comitê Gestor da Copa RS e da Procergs, em parceria com o Tecnopuc, está oferecendo para as demais cidades e estados-sede, um instrumento que unifica a comunicação com o turista e qualifica as redes sociais, aprimorando o contato com aqueles que visitarão o nosso Estado e país durante o megaevento da FIFA”, explicou Santos. 

Copa Inteligente 
Desenvolvido pela Procergs em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), o Copa Inteligente consiste em um conjunto de serviços móveis e redes sociais voltado aos turistas que vistam o Estado. Ao chegar no Rio Grande do Sul, o visitante poderá utilizar aplicativos, disponibilizados via download gratuito, com informações como a localização do estádio dos jogos da Copa, pontos turísticos, hotéis, restaurantes, áreas de lazer, postos de segurança pública e de saúde, entre outros. 

Além de prestar informações de utilidade pública, o projeto Copa Inteligente diferencia-se por permitir a colaboração dos internautas na geração do conteúdo. As informações compartilhadas pelos usuários servirão de base para a gestão do conhecimento, memória, notícias e informações georeferenciadas e poderão ser utilizadas em outras ações como as de Segurança e Saúde, qualificando o atendimento nessas duas áreas. A ferramenta deve ser inaugurada durante a Copa do Mundo e poderá ser utilizada por tempo indeterminado, atendendo às demandas geradas no período pós Mundial.  

“A grande importância desse projeto, além de ser um processo de comunicação, é a sua forma colaborativa. Cada usuário poderá postar informações, relatar acontecimentos, então os dados vão estar sempre atualizados”, destacou Aquistapasse. “É um projeto inédito, nós estamos acompanhando as tecnologias utilizadas no mundo e nem na Eurocopa ou Londres observamos algo semelhante”, completou. 

“Estamos ainda em um processo embrionário, mas o projeto foi bem recebido pelo Governo Federal e é inovador no Brasil”, afirmou o coordenador do CGCopa. Mauricio Santos disse que essa é a primeira apresentação oficial do projeto, que agora será levado para a apreciação do Ministério do Turismo e das Câmaras Temáticas Nacionais de Turismo e de Promoção Comercial e  Tecnológica para avaliação da viabilidade técnica.